Quando tomamos ciência das três principais ordens de espíritos — primeira ordem de espíritos imperfeitos, segunda ordem de espíritos bons e a terceira ordem a de espíritos puros –, podemos nos enganar sobre nossa provável classificação.
Leia maisNo ser primitivo, ela estava relacionada à defesa da prole e à manutenção da vida, com o necessário para a sua existência.
Leia maisDizem que a maneira como enfrentamos nossos problemas revela nosso caráter e poderíamos acrescentar que nossa maturidade espiritual também pode ser avaliada ao nos depararmos com problemas.
Leia maisManuscritos adquiridos recentemente pelo museu AKOL da extinta Livraria Leymarie, em Paris, e também parte do acervo de cartas de Kardec, recebido por Canuto Abreu desta mesma fonte no início do século 20, contém o registro desses acontecimentos e muitos outros.
Leia maisEncontrei no Livro da esperança, de Emmanuel (CEC), psicografado por Chico Xavier, uma mensagem que me levou a reflexões profundas e peço licença para compartilhar com vocês.
Leia maisO escritor Léon Denis se refere à meditação alinhando-a ao conceito oriental, relacionada à técnica de relaxamento e concentração. Kardec já a utiliza como sinônimo de análise, de reflexão. O fato é que trata-se de mais um de tantos recursos para se encontrar o estado de harmonia e melhor cuidado com a sintonia espiritual em busca do Bem.
Leia maisComo avaliar e entender toda a sorte de conflitos que acometem os seres humanos, em diversas ambiências e convivências, assim como as opiniões contraditórias entre nós e os outros?
Leia maisNo mar da vida somos todos marinheiros. Alguns mais experientes, outros ainda aprendizes na arte de ‘navegar’, mas somente navegando é que aprendemos a enfrentar as grandes ondas, as tempestades.
Leia maisPor não possuir dados censitários, o levantamento foi baseado em cerca de 10 mil observações obtidas da lista de assinantes da Revista Espírita (RE) e das correspondências recebidas de vários países.
Leia maisJesus, sem sombra de dúvida, é nosso libertador. Não como muitos pensam, na figura do senhor das guerras, que viria para atuar em questões políticas. Na realidade, sua proposta é muito mais abrangente.
Leia maisTrouxemos hoje uma questão que parece simplória em um primeiro momento mas, quando aplicada ao que hoje já entendemos e vivemos, se mostra grandiosa em suas aplicações e consequências.
Leia maisExperiências espirituais e religiosas são fenômenos subjetivos comuns relacionados à consciência da transcendência, que transforma a percepção da vida, da morte e do sofrimento.
Leia maisNa Revista Espírita de maio de 1859 há um curioso caso publicado por Allan Kardec envolvendo a manifestação do espírito Pierre Le Flamand.
Leia maisAo adentrarmos no reino hominal a inteligência, o sentimento e a consciência nos diferenciaram de nossos irmãos animais. Nosso objetivo dentro desse caminho evolutivo, já traçado pelo Pai, é o de ampliar nossas conquistas aos patamares superiores do amor e sabedoria.
Leia maisQuando o exagero de uns pode comprometer a qualidade do todo.
Leia maisParece simples, mas não é assim tão fácil como parece. Mudar hábitos, reprogramar o cérebro, transformar sentimentos leva tempo, requer constância, esforço, cuidado com as novas sementes. Sim, antes de colher é preciso semear.
Pelas sutilezas da mediunidade, a escritora Yvonne Pereira conta como iniciou sua amizade com o espírito Frédéric Chopin, um dos grandes gênios da música clássica, num convívio que durou mais de 30 anos entre os dois planos.
Leia maisEstudo interessante e obrigatório para todos os espíritas, a escala espírita é porto seguro para sanar dúvidas sobre o teor das comunicações e nos guiar no exercício contínuo do autoconhecimento.
Leia maisA reencarnação, quando bem compreendida, abre uma janela nova ao espírito para que compreenda seguramente a grandeza e a perfeição da obra divina.
Leia maisPedimos sinais do Céu que demonstrem a existência e atuação de Deus em nossas vidas esquecendo que ele é o Criador e que nossa existência é prova irrefutável de seu amor.
Leia mais