Autores Correio Fraterno


ANDRÉ TRIGUEIRO

André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE- UFRJ, onde hoje leciona a disciplina Geopolítica Ambiental, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. 

É repórter da TV Globo e editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. É colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro e da Rádio Boa Nova. 

Desde 1999 André Trigueiro vem pesquisando o fenômeno do suicídio e as diferentes estratégias de prevenção. 

Autor dos livros Viver é a melhor opção, Cidades e Soluções, Mundo sustentável – abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação, Mundo sustentável 2 – novos rumos para um planeta em crise, Espiritismo e ecologia e A força do um


ARANDI GOMES TEIXEIRA 

Arandi Gomes Teixeira nasceu em 1937, em Maceió, Alagoas. Estudou o espiritismo, educou a mediunidade presente desde a infância, desenvolveu a psicografia e trabalhou com diversos espíritos em casas espíritas de São Paulo, Rio de Janeiro e, atualmente, Minas Gerais, onde a médium reside e exerce suas atividades. 

Arandi psicografou também os livros A força do amor, O condado de Lancaster, O processo, O exílio, A pulseira de Cleópatra, Vós sois deuses, O príncipe do Islã e A reencarnação de uma rainha, todos de autoria do espírito J. W. Rochester. 


ASTRID SAYEGH

Astrid Sayegh é mestre e doutora em filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo, professora universitária de filosofia e metodologia científica.

É fundadora e presidente do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos – IEEF, proposta institucional de uma equipe de educadores que promove a formação de pessoas capazes de se tornarem agentes de transformação moral e de humanização da sociedade.

Escritora e palestrante, é autora das obras Bergson – o método intuitivo: uma
abordagem positiva do espírito e Bergson – a consciência criadora: metafísica da
ciência.

Publicou ainda o livro de filosofia espírita Ser para conhecer... conhecer para ser, onde desenvolve, a partir de um processo gradual de identificação da ontologia com a gnosiologia, a possibilidade da experiência intuitiva como meio de atingir a
religiosidade natural. Autora do livro Como renovar atitudes.

JANAÍNA FARIAS

Janaína da Conceição Martins de Farias nasceu em Belo Horizonte , MG em 1976. Conheceu a doutrina espírita na juventude, estando rodeada pelos espíritos desde muito nova. No meio espírita atua como educadora infantil, palestrante e médium de psicografia, de psicofonia, de pintura e de efeitos físicos. Participou do Instituto Meimei, instituição espírita de amparo à criança em Ribeirão das Neves, MG, e atualmente está vinculada ao Instituto SER, de Belo Horizonte.  Autora do livro Amor e resgate.


JULIANA FEREZIN HECK

Juliana, nasceu em Sertãozinho, interior de São Paulo. Formada em odontologia, atua desde os 21 anos na área. De família católica, desde muito nova tinha muitos questionamentos e chegou até a doutrina espírita em busca de respostas. Por indicação de uma amiga, começou a frequentar o GEPAL - Grupo Espírita Pelo Amor e Luz, em Sertãozinho, aos 23 anos. Não demorou muito para fazer parte da evangelização de crianças de 4 a 8 anos. 

Nessa casa conheceu Marcelo, seu esposo, que a levou para o Centro Espírita Deus e Caridade, na mesma cidade, onde seguiu no trabalho de evangelização infantil, no coral e em grupos de estudos, como passista e como palestrante. Autora do livro O perfume de Helena e As cores de Alice.


DOLORES BACELAR

Dolores Bacelar Nascida em 1914, em Pernambuco, a mediunidade chegou para ela como uma torrente de sensações desconhecidas.

Seu primeiro romance espírita, A mansão Renoir, tornou-se um clássico no espiritismo. Fora lançado pela primeira vez em 1952 pelos Irmãos Pongetti Editores, do Rio de Janeiro. Em 1980, chegou à editora Correio Fraterno e hoje já alcança quase 100 mil exemplares.
Sua mediunidade, sutil e delicada, propiciou aos espíritos transmitirem elevados conceitos espirituais. 

Romances, poesias, contos foram surgindo, assinados por expoentes das Letras, como Medeiros e Albuquerque, Monteiro Lobato, Arthur
Azevedo, Castro Alves, Guerra Junqueiro, sem contar inúmeros
espíritos que, assim como Dolores, preferiram a discrição e o anonimato, revelando-se apenas como Alfredo, Um Jardineiro, Josepho, trazendo verdadeiras obras-primas literárias.

E foi através do espírito Josepho que Dolores psicografou os romances que ganharam a sua preferência: os da série “Às margens do Eufrates. Dolores desencarnou em outubro de 2006, poucos dias antes de completar 92 anos de experiências bem vividas em sua última jornada na Terra.

Livros psicografados: À sombra do olmeiro,
Novos cânticosA rosa imortal, A mansão Renoir. Série “Às Margens do Eufrates”: (Mesopotâmia, luz na noite do tempo; O alvorecer da Espiritualidade e Jonathan, o pastor).


HERMINIO C. MIRANDA

Herminio C. Miranda nasceu em 5 de janeiro de 1920, em Volta
Redonda, RJ. Em 1937, concluiu o curso ginasial em Barra Mansa, RJ.
Em 1939, para cursar o colegial, ingressou no Colégio Franciscano
Santo Inácio, em Baependi, MG, município vizinho a Caxambu.

Ingressou na Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, em 1942, onde se
aposentou, tendo servido no escritório de Nova Iorque, EUA, de 1950 a 1954.
Publicou contos, crônicas e artigos de teor literário, filosófico e
técnico. 

Posteriormente, escreveu sua primeira obra espírita, Os procuradores
de Deus, um estudo de natureza filosófica acerca do problema da
vida e da morte, lançado em março de 1967 pela Edição Calvário.
Autor de mais de 40 livros, dentre eles diversos clássicos da literatura espírita, como Diálogo com as sombrasDiversidade dos carismas e Nossos filhos são espíritos.

Dialogando por décadas com espíritos, suas obras relatam vivências, fatos e casos reais, a exemplo da singular coleção “Histórias que os 
espíritos contaram” (As mãos de minha irmã, O exilado, A dama da noite e A irmã do vizir).
Tendo por guias a razão e a paixão pela pesquisa profunda e
incessante, e auxiliado por uma sólida cultura humanista, tornou-se experimentado magnetizador e uma das maiores autoridades no
campo da paranormalidade e da regressão de memória.

Herminio é tradutor de autores como Charles Dickens, J. W. Rochester e Luís J. Rodriguez.
Desencarnou em 8 de julho de 2013, aos 93 anos, no Rio de Janeiro,
RJ.


J. HERCULANO PIRES

José Herculano Pires nasceu em Avaré, SP, em 25 de setembro de
1914, e desencarnou em São Paulo em 9 de março de 1979. 
Filósofo da vida e por formação, defendeu pela USP a tese
existencialista “O ser e a serenidade”. Fiel ao seu ideal de despertar
as criaturas para a reflexão e a ação por
um mundo melhor,
 Herculano sabia da importância de se conciliar o amor e a razão para
a plenitude do espírito.

Foi professor, poeta, jornalista e crítico literário dos Diários Associados, onde trabalhou cerca de trinta anos, mantendo uma
coluna diária sobre espiritismo com o pseudônimo Irmão Saulo, e
outra seção em parceria com Chico Xavier. Escreveu cerca de 80
livros, abordando temas como a, psicologia, pedagogia, parapsicologia e
espiritismo. Autor de Educação para a morte e Visão espírita da Bíblia.

JORGE RIZZINI

Jornalista e escritor, Jorge Toledo Rizzini (1924- 2008) nasceu em família espírita, tendo já seu pai participado do movimento espírita do Rio de Janeiro no final do século 19. 

Casado com a pedagoga e escritora Iracema Sapucaia, o escritor paulistano teve participação ativa na divulgação do espiritismo a partir de 1950. 

Foi atuante em programas de rádio e o responsável pela criação do primeiro programa espírita na televisão: Em Busca da Verdade, na TV Cultura. 

Como escritor, deixou obras consagradas, como Materializações em Uberaba; Eurípedes Barsanulfo, o apóstolo da caridade; Kardec, irmãs Fox e outros; J. Herculano Pires, o apóstolo de Kardec e Escritores e fantasmas. 

Psicografou dezenas de poetas consagrados e destacou-se na recepção mediúnica de músicas. Por meio dele, expoentes como Ary Barroso, Noel Rosa, Carlos Gardel, Giuseppe Verdi, Vincenzo Bellini, interagiam da espiritualidade enviando composições inéditas, o que inclusive inspirou a realização do Primeiro Festival de Música Mediúnica, em 1982. 

Jorge Rizzini era meticuloso em suas pesquisas, o que o levou a escrever sobre personalidades do mundo da literatura e suas relações com o espiritismo.


DAVID MONDUCCI

David Vieira Monducci é médico neurocirurgião há mais de 30 anos. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc). Pós-graduado em medicina psicossomática. Mestre em filosofia. Divulgador espírita há mais de 20 anos. Autor de Saúde e vida.


LOURDES MARCONATO

Maria de Lourdes Nascimento Marconato nasceu em 1943 na Fazenda dos Anjos, no município de Brejões, BA.

Muito nova ainda, teve experiências espirituais e conversou com espíritos que se manifestavam através de sua mãe.

Aos dezoito anos, mudou-se para São Paulo, SP, onde mais tarde fixou residência definitiva. Depois de casada, sua mediunidade voltou a se manifestar. Entre os vários mensageiros comunicantes estava Irmão Francisco, que lhe apresentou o seu mentor espiritual: Irmão Jó.

Fundou o Centro Espírita e Casa de Caridade Jesus de Nazareth em 1972, onde é a atual presidente. Escreveu Em nome do amor e Marcados pela vida.


LYGIA BARBIÉRE AMARAL 

Roteirista e escritora, a carioca Lygia Barbiére Amaral consagrou-se como romancista por trazer em suas obras o retrato das famílias contemporâneas, com suas dificuldades e desafios que de alguma forma acabam por levá-las a se aproximar do espiritismo.

Lygia é formada em jornalismo, pós-graduada em teatro,
com mestrado em literatura brasileira.
Sua paixão pela literatura ocorreu
quando ainda menina, o que a motivou primeiramente a ser professora de língua portuguesa. Mas foi na criação de histórias inspiradoras de lutas, buscas e superações que a vida lhe reservou maior espaço.

Nos últimos anos, a editora Correio Fraterno publicou em novas edições os consagrados romances da autora: A luz que vem dentroO silêncio dos domingosO sono dos hibiscos A ferro e flores. É autora do romance Um tom acima.


MARCUS DE MARIO  

Marcus de Mario nasceu em
São Paulo, capital, e mudou-se ainda
na juventude para a cidade do Rio de Janeiro, onde reside há mais de 35 anos.

É formado em pedagogia, atuando como diretor-fundador do Instituto Brasileiro de Educação Moral (IBEM). Também desenvolve, junto a empresas, a gestão humanizada de pessoas e a liderança espiritualizada.

Espírita desde adolescente, levado por seus pais para o centro espírita, participou ativamente das atividades da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – e posteriormente na USEERJ.

Colabora no Grupo Espírita Seara de Luz e na Rádio Rio de Janeiro, onde produz e apresenta os programas Destaque na Imprensa Espírita e Mediunidade e Obsessão. É também editor do site Orientação Espírita.

Realiza palestras e seminários por todo o Brasil e desenvolve o Projeto Educação do Espírito. Como escritor, possui mais de 20 livros publicados. 

Autor de Amanhã será outro dia.


MICHEL PACILETTI



De origem italiana, da cidade de Foggia, 1949, Michell Paciletti chegou ao Brasil aos quatro anos de idade. Ainda menino, assistiu ao despertar de sua mediunidade, embora fosse cedo para compreendê-la. Aos 14 anos, a presença da espiritualidade passou a ser percebida de forma mais ostensiva e, também por meio de sua sensibilidade musical, passou a receber melodias ao piano. Sem
nunca ter frequentado um conservatório, possui hoje um repertório de cerca de 100 músicas, com as quais participou de festivais de música mediúnica em São Paulo.

Jovem ainda, desacreditando de sua mediunidade, buscou orientações com o médium Chico Xavier, em Uberaba, sobre a origem e a seriedade dos fenômenos. Sendo incentivado em sua tarefa, desde então passou a dedicar sua vida ao socorro daqueles que buscam alento para seus males físicos e espirituais.

Há mais de quarenta anos dirige o Lar Espírita Irmão Max, situado no bairro da Lapa, São Paulo. Autor de Amor maior e Juntos outra vez.


RAYMUNDO RODRIGUES ESPELHO 

Raymundo Rodrigues Espelho nasceu em Catanduva, interior de São
Paulo, em 9 de janeiro de 1937. Em 1959 casou-se com Maria Elena 
Stuginski Rodrigues, com quem tem cinco filhos e oito netos.

Espírita desde criança, participa do movimento espírita há mais de
sessenta anos, tendo atuado em diversas instituições, notadamente
como fundador e integrante da administração, tanto em Catanduva
quanto em São Bernardo do Campo, para onde transferiu-se em
1959.

Em 1960, participou da fundação e passou a integrar a administração
do Lar da Criança Emmanuel, atividade que exerce
ininterruptamente. Em 1967, com outros companheiros, fundou o
jornal Correio Fraterno, que se transformou na Editora Correio
Fraterno.
Tem publicado pela Editora EME os livros A revelação da chave,
Reflexos das atitudes e Seareiros da atualidade, os
dois últimos em parceria. Pela Editora Correio Fraterno, publicou
O pensamento de Richard Simonetti, O pensamento de Herculano Pires, e em edição própria Crônicas & versos, Reflexões sobre o espiritismo e Retalhos de recordações. 


TATIANA BENITES

O envolvimento da publicitária paulistana Tatiana Benites com jovens e crianças começou quando tinha apenas 15 anos, ao trabalhar como palhaço em festas infantis.
 Fez isso por dez anos, até receber o convite para entreter crianças com brincadeiras logo depois das aulas de educação espírita.

Pouco tempo depois, era responsável não apenas por entreter, mas educar, passar os fundamentos espíritas
para as crianças que até poucos dias ela apenas divertia. Em encontros recheados de alegria e motivação, Tatiana descobriu que era possível educar divertindo. Teatro, música, dança, jogos e outras atividades eram bem-vindas nas salas de aula.

E todos aprendiam sempre mais sobre o espiritismo. Participando de encontro sobre comunicação espírita, a autora foi convidada pela editora do jornal Correio Fraterno a colaborar com a divulgação através da escrita. Formada em comunicação
social, e hoje pesquisadora
na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, Tatiana aceitou o desafio e passou a escrever, baseando-se na sua própria vivência, trazendo à tona os questionamentos, os comentários e tantas descobertas de sala de aula. Autora de Tem espíritos no banheiro, Tem espíritos no escuro, Tem espíritos embaixo da cama.


UMBERTO FABBRI 

Umberto Fabbri nasceu em São Paulo, possui bacharelado em administração de empresas e mestrado em marketing. 

Escritor, educador e orador, proferiu mais de 5.000 palestras públicas em congressos, seminários em diversas instituições no Brasil e no exterior. Seu trabalho se estende por várias disciplinas, cujos tópicos focam a qualidade de vida por meio do pensamento inteligente e construtivo. 

Seus livros, artigos e palestras estimulam a capacidade de realização do indivíduo, resultando em uma vida altamente produtiva, destacando os valores da família, a liderança pessoal e fatores motivacionais como propulsores para o sucesso. 

Autor de O Traficante, Amor e traição, pecado e castigo, Bastidores de uma casa espírita, O político e O despertar do amor.