Por que a grande maioria fracassa nas provas terrenas? A doutrina espírita esclarece que ainda somos espíritos inferiores, ou seja, egoístas, orgulhosos e ignorantes, que manifestamos nossas tendências onde estivermos e no que fizermos.
Leia maisQuando observamos o caminhar do princípio inteligente e o processo criado por Deus para que este princípio evolua e atinja todas as conquistas em vários níveis, veremos que isto não ocorre sem a força do trabalho, do esforço.
Leia maisCitando a invasão perniciosa de vírus que infecta os computadores disfarçado de inofensivo, o articulista Marco Milani chama a atenção para o perigo de a casa espírita abrigar o ‘vírus’ da discórdia por motivos políticos e ideológicos.
Leia maisA doutrina espírita nos consola informando que não estamos presos a este mundo de forma definitiva e que o progresso está ao alcance de todos aqueles que assim não só o desejam, mas também o fazem por merecer.
Leia maisBem entendida, a crítica é uma apreciação, e quem aprecia uma obra faz julgamento, favorável ou desfavorável. Nem sempre o julgamento é criterioso, mas é um julgamento.
Leia maisÉ preciso que nos apaguemos para que Jesus brilhe nas mentes e corações dos necessitados, pois é ele o verdadeiro sol de nossas almas. Somos o vaso; a água que mata a sede é Jesus.
Leia maisO processo de autoconhecimento demanda disciplina, estudo, reflexão, e a filosofia espírita propicia isso. Mas, é importante que se diga: nesta caminhada é necessário munir-se de coragem.
Leia maisAquele que trabalha para Jesus muitas vezes não tem ideia da amplitude de sua colaboração, de como sua postura e exemplos podem influenciar e transformar a vida do semelhante.
Leia maisSomos seres sociais e dependemos uns dos outros. Nos últimos tempos, nunca foi tão importante ter consciência deste fato quanto agora.
Leia maisA doutrina espírita é um corpo teórico estruturado por Allan Kardec mediante as informações obtidas no intercâmbio mediúnico, seguindo-se um método racional baseado na observação e concordância entre si dos ensinamentos recebidos.
Leia maisO espiritismo nos ensina que a fé é um instinto espiritual, um princípio da natureza, presente em todas as pessoas, quer tenham consciência disso ou não.
Leia maisDiariamente, alguns acontecimentos nem sempre são elucidados pela ciência, mas explicáveis pelas informações doutrinárias contidas no espiritismo.
Leia maisAgradecer, amar e retribuir são engrenagem poderosas que movimentam nossa evolução e que podem, por nossa vontade e livre-arbítrio, ser utilizadas de forma mais consciente e habitual.
Leia maisPara todos nós, seres humanos e imperfeitos do planeta Terra, a vida é um suceder de intensos desafios e de dificuldades de toda ordem.
Leia maisUma das perguntas feitas ao Chico Xavier, extraída do livro "Lições de Sabedoria", é interessante: “Qual o mecanismo ideal para atingir a paz e a segurança entre os familiares vinculados à mesma casa e ao mesmo nome?”
Leia maisSubproduto do instinto de conservação, o orgulho vincula-se ao sentimento do valor pessoal. Sem ele, não haveria motivação para existir.
Leia maisCiúme e inveja, estes dois germens morais, atormentadores da criatura, mereceram de Allan Kardec uma indagação, por considerar necessária uma explicação sobre em quem recairia a culpa dos sofrimentos morais do homem.
Leia maisComo a sabedoria e a misericórdia divinas são incontestáveis, Deus em sua perfeição considerou mais adequado que ao reencarnar o Espírito tivesse o esquecimento do passado, pois nos seria extremamente constrangedor ter todas as lembranças de nossas experiências passadas na vida corpórea.
Leia maisÉpoca reflexiva, em que somos convidados a relembrar a história de Jesus e seus ensinamentos, em que nos reunimos em uma noite festiva para trocar abraços e presentes.
Leia maisEsta crise que assola o mundo e modificou a vida de todos nos mais diversos setores nos trará uma realidade diferente para este Natal.
Leia mais