Jornal Correio Fraterno - 507
Edição nº 507• Setembro-Outubro 2022

Vinte anos depois de sua morte, Chico Xavier tem sua vida e obra contada no documentário Chico para sempre, um projeto do cineasta Wagner de Assis com a participação do jornalista Marcel Souto Maior, autor de uma das biografias mais bem-sucedidas do médium mineiro.
O quadro raro que adornou uma das paredes da livraria Leymarie, em Paris, por mais de um século, agora faz parte do acervo da memória do espiritismo no Brasil. A pintura, que mostra Allan Kardec em seu ambiente de trabalho, é assinada por St. Georges, cuja completa identidade ainda é pesquisada.
Um suicida pode se tornar um obsessor, como tem mostrado a novela A viagem, com o espírito Alexandre (Guilherme Fontes) continuando a atormentar pessoas depois de desencarnado?
O psicólogo Julio Peres responde à questão, numerando os diversos fatores que colaboraram para o aumento das manifestações dos transtornos mentais e emocionais do pós-pandemia.
Saiba quais são as três etapas para voltarmos a estar quite com a lei do equilíbrio que permeia a todos nós quando ferimos o ‘não fazer ao outro o que não queremos que nos seja feito’.
A resposta a esta pergunta pode ser atribuída ao avanço da ciência, ao processo natural da evolução da espécie. Mas existe outro componente, que também obedece à lei do progresso, regendo a nossa longevidade na Terra.
Minha recuperação será melhor se o médium estiver presente, aplicando-me o passe? – Sybeli Alves, Embu das Artes, SP.
“A data do Natal deu muito trabalho para a Igreja. Houve muitos debates a respeito. Uns queriam que Jesus tivesse nascido em abril ou fevereiro, e outros queriam adotar o 25 de dezembro, a data dedicada às festas solares da Antiguidade”.
O espiritismo explica que a ciência só deve ser adquirida pelo trabalho, porque é somente por ele que o homem avança no seu caminho, desafia-se e adquire conhecimentos, para que o mérito seja seu em qualquer conquista.
Como um espírito consegue ultrapassar uma parede? – Irene Sumiya, Suzano, SP
Os fenômenos de efeitos físicos que provocam ruídos, batidas de portas, acender-apagar de luzes e trazem má fama a muitas casas impressionam mais do que prejudicam. Entenda o porquê e saiba como lidar.
Ao responder sobre o significado do termo Espírito Santo a uma leitora do Correio, o escritor e filósofo Humberto Schubert dá uma aula sobre o tema.
O que antes era lixo espalhado pela Baía de Guanabara, RJ, se transformou em uma das atrações mais curiosas de Magé, na Região Metropolitana do Rio. Pneus, garrafas PET e outros resíduos que poluíam o manguezal agora sustentam uma cachoeira artificial de 25 metros, construída dentro da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, uma das mais antigas do país.
Na Dinamarca, existe uma Biblioteca Humana, onde em vez de escolher um livro, você escolhe uma pessoa para ouvir suas histórias durante 30 minutos.
Malu de Paula, mãe de um garotinho, ao descobrir que o filho mordeu uma coleguinha na escola, o corrigiu de uma forma muito gentil. Como lição, ela fez o garotinho levar um buquê de flores e dar de presente para a amiguinha.
Doutora em história, Angélica Silva de Almeida fala sobre o que descobriu ao pesquisar a história da psiquiatria e do espiritismo no Brasil e a resistência criada, ao ser a mediunidade entendida como “uma fábrica de fazer loucos”.