Jornal Correio Fraterno - 507
Edição nº 507• Setembro-Outubro 2022
Vinte anos depois de sua morte, Chico Xavier tem sua vida e obra contada no documentário Chico para sempre, um projeto do cineasta Wagner de Assis com a participação do jornalista Marcel Souto Maior, autor de uma das biografias mais bem-sucedidas do médium mineiro.
O quadro raro que adornou uma das paredes da livraria Leymarie, em Paris, por mais de um século, agora faz parte do acervo da memória do espiritismo no Brasil. A pintura, que mostra Allan Kardec em seu ambiente de trabalho, é assinada por St. Georges, cuja completa identidade ainda é pesquisada.
O espiritismo explica que a ciência só deve ser adquirida pelo trabalho, porque é somente por ele que o homem avança no seu caminho, desafia-se e adquire conhecimentos, para que o mérito seja seu em qualquer conquista.
Como um espírito consegue ultrapassar uma parede? – Irene Sumiya, Suzano, SP
Os fenômenos de efeitos físicos que provocam ruídos, batidas de portas, acender-apagar de luzes e trazem má fama a muitas casas impressionam mais do que prejudicam. Entenda o porquê e saiba como lidar.
Ao responder sobre o significado do termo Espírito Santo a uma leitora do Correio, o escritor e filósofo Humberto Schubert dá uma aula sobre o tema.
Como conciliar a ideia de liberdade de Jesus com a necessidade de se obedecer às leis de Deus?
Por que tem tanta gente que não acredita ainda que existem espíritos? O que falta para se admitir essa realidade? – Jacira Nepomuceno, Itapira, SP
Médiuns e feiticeiros são a mesma coisa? Podemos ser enfeitiçados? — Luciana Germano, Assis, SP
Quem foi São Luís, espírito que assina diversas mensagens nas obras da codificação? – Márcia Pinheiro, Peruíbe, SP.
Um espírito pode levar uma pessoa a se suicidar? Conheça a história de Antonie Bell, o espírito que contou a Kardec o que aconteceu em suas encarnações passadas a da coragem de que precisava para reencarnar.
A expressão “espírito de sistema” sempre surge em discussões de grupos de estudos espíritas, especialmente em fóruns livres de debates, em ambientes presenciais ou virtuais.
A revista Time elegeu o etíope Heman Bekele, 15 anos, que criou um sabonete que combate e pode prevenir o câncer de pele, como Criança do Ano 2024.
Com o uso de componentes eletrônicos, uma equipe formada no clube de robótica da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, PE, desenvolveu uma luva chamada GrovETE.
Em Barretos, no interior de São Paulo, a veterinária Maria Ângela Marchió trabalha para dar uma nova chance a animais acidentados. Especialista em ortopedia animal, ela cria próteses para a reabilitação de espécies variadas, incluindo aves e mamíferos.
Doutora em história, Angélica Silva de Almeida fala sobre o que descobriu ao pesquisar a história da psiquiatria e do espiritismo no Brasil e a resistência criada, ao ser a mediunidade entendida como “uma fábrica de fazer loucos”.