Jornal Correio Fraterno - 503
Edição nº 503• Janeiro-Fevereiro 2022
O pesquisador Luciano Klein tem muita história pra contar e acaba de lançar um livro com quase 1.200 páginas sobre Bezerra de Menezes. Ele traz textos, fotos e inúmeras passagens ainda não contadas sobre uma das personalidades mais conhecidas da história do espiritismo no Brasil.
O filósofo e neurocirurgião David Monducci aborda os diversos aspectos que envolvem o comportamento cada vez mais comum nas redes sociais, a cultura do cancelamento, que tem como foco denegrir a imagem de pessoas ou de grupos, prejudicando a sua posição de influência ou fama por atitudes tidas como inadequadas.
Batuíra [António Gonçalves da Silva, 1839 – 1909], o apóstolo do espiritismo na capital paulista, instalara o seu grupo de estudo e caridade na rua do Lavapés, quando numa reunião social foi abordado pelo dr. Cesário Motta.
O professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do projeto, sempre acreditou no impacto acadêmico propiciado pela divulgação de documentos tão importantes sobre o terceiro maior grupo religioso do país.
“O espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
Embora seja a obra mais conhecida da codificação, é de conhecimento de poucos a história do caminho trilhado por Allan Kardec para se chegar ao título definitivo de O evangelho segundo o espiritismo.
Não há como duvidar que os espíritos se preocupam em nos auxiliar. Em pelo menos dois casos citados na Revista Espírita eles ditam receitas caseiras, atendendo a pedidos de socorro.
A mediunidade esteve presente na vida de Home desde criança. Tinha apenas 13 anos de idade quando fez um pacto com seu amigo Edwin: Aquele que desencarnasse primeiro se apresentaria depois da morte ao outro.
Em seu livro Sobrevivência e comunicabilidade dos espíritos1, o escritor Herminio Miranda aborda um dos assuntos que diz lhe exercer grande fascínio: a interferência dos espíritos no processo de criação através da mediunidade.
A sra. Leonora Piper, uma das mais notórias médiuns da história do espiritismo, foi rigorosamente investigada por quase 25 anos por muitos cientistas de renome, como sir Oliver Lodge, James Hyslop e o cético Richard Hodgson.
Como as manifestações artísticas conseguem nos transportar ao infinito, nos levar até Deus? Léon Denis aborda esse assunto e fala sobre o momento em que acordes de uma música celeste são captados na presença de um médium escocês.
Como a cantora Rita Lee lidava com a sua sensibilidade mediúnica, aquela que todo artista possui, em maior ou menor grau.
A Revista Espírita de setembro de 1866 relata uma interessante história sobre uma jovem que estudava num pensionato em Rouen.
A revista Time elegeu o etíope Heman Bekele, 15 anos, que criou um sabonete que combate e pode prevenir o câncer de pele, como Criança do Ano 2024.
Com o uso de componentes eletrônicos, uma equipe formada no clube de robótica da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, PE, desenvolveu uma luva chamada GrovETE.
Em Barretos, no interior de São Paulo, a veterinária Maria Ângela Marchió trabalha para dar uma nova chance a animais acidentados. Especialista em ortopedia animal, ela cria próteses para a reabilitação de espécies variadas, incluindo aves e mamíferos.
Os pesquisadores Alexandre Caroli, Marina Weiler e Raphael Casseb falam sobre a premiação no concurso mundial de que participaram com um ensaio sobre as evidências de vida após a morte a partir das psicografias de Chico Xavier.