Jornal Correio Fraterno - 503
Edição nº 503• Janeiro-Fevereiro 2022
O pesquisador Luciano Klein tem muita história pra contar e acaba de lançar um livro com quase 1.200 páginas sobre Bezerra de Menezes. Ele traz textos, fotos e inúmeras passagens ainda não contadas sobre uma das personalidades mais conhecidas da história do espiritismo no Brasil.
O filósofo e neurocirurgião David Monducci aborda os diversos aspectos que envolvem o comportamento cada vez mais comum nas redes sociais, a cultura do cancelamento, que tem como foco denegrir a imagem de pessoas ou de grupos, prejudicando a sua posição de influência ou fama por atitudes tidas como inadequadas.
Batuíra [António Gonçalves da Silva, 1839 – 1909], o apóstolo do espiritismo na capital paulista, instalara o seu grupo de estudo e caridade na rua do Lavapés, quando numa reunião social foi abordado pelo dr. Cesário Motta.
As representações fotográficas de Allan Kardec são notavelmente limitadas.
Que possamos seguir o exemplo de Kardec, dialogar mais com Deus e seguir as orientações dos bons espíritos!
Curiosamente, a permissão oficial para o funcionamento da livraria foi concedida pelas autoridades francesas apenas dois dias após a partida de Kardec.
A “boa amiga” esteve envolvida com assuntos ligados ao espiritismo até desencarnar, ocupando posição de destaque no movimento espírita francês. Documentos atestam sua lucidez e o equilíbrio de sua razão no final de sua vida corporal.
Antes mesmo de surgirem os primeiros agrupamentos espíritas no Brasil a partir de setembro de 1865, brasileiros já haviam tido contato com o espiritismo.
Desnecessário elencar o fantástico legado de Allan Kardec. Trabalhando incansavelmente, muitas vezes à luz de velas e fazendo uso de aparos metálicos e tinteiros, ele efetuou pesquisas que resultaram em milhares de páginas que estão reunidas nas obras fundamentais do espiritismo.
Criado pelo professor e filósofo francês Jean-Joseph Jacotot (1770-1840), o método de emancipação intelectual, também conhecido como o “método do mestre ignorante” ou “método do ensino universal”, defendia a autoeducação e foi utilizado por Allan Kardec ao longo de seu trabalho, ainda nos tempos em que era conhecido como professor Rivail.
O professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do projeto, sempre acreditou no impacto acadêmico propiciado pela divulgação de documentos tão importantes sobre o terceiro maior grupo religioso do país.
“O espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
Embora seja a obra mais conhecida da codificação, é de conhecimento de poucos a história do caminho trilhado por Allan Kardec para se chegar ao título definitivo de O evangelho segundo o espiritismo.
O professor Arisson Pelé, da Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Betim, MG, ganhou as redes sociais ao usar paródias com forró para ensinar português da forma mais divertida possível.
Uma brasileira está por trás de uma das inovações médicas mais promissoras dos últimos anos.
Em Hampton, na Virgínia, EUA, um gesto simples mostrou que bondade e criatividade caminham juntas.
Os pesquisadores Alexandre Caroli, Marina Weiler e Raphael Casseb falam sobre a premiação no concurso mundial de que participaram com um ensaio sobre as evidências de vida após a morte a partir das psicografias de Chico Xavier.