Jornal Correio Fraterno - 503
Edição nº 503• Janeiro-Fevereiro 2022

O pesquisador Luciano Klein tem muita história pra contar e acaba de lançar um livro com quase 1.200 páginas sobre Bezerra de Menezes. Ele traz textos, fotos e inúmeras passagens ainda não contadas sobre uma das personalidades mais conhecidas da história do espiritismo no Brasil.
O filósofo e neurocirurgião David Monducci aborda os diversos aspectos que envolvem o comportamento cada vez mais comum nas redes sociais, a cultura do cancelamento, que tem como foco denegrir a imagem de pessoas ou de grupos, prejudicando a sua posição de influência ou fama por atitudes tidas como inadequadas.
Batuíra [António Gonçalves da Silva, 1839 – 1909], o apóstolo do espiritismo na capital paulista, instalara o seu grupo de estudo e caridade na rua do Lavapés, quando numa reunião social foi abordado pelo dr. Cesário Motta.
Que possamos seguir o exemplo de Kardec, dialogar mais com Deus e seguir as orientações dos bons espíritos!
Curiosamente, a permissão oficial para o funcionamento da livraria foi concedida pelas autoridades francesas apenas dois dias após a partida de Kardec.
A “boa amiga” esteve envolvida com assuntos ligados ao espiritismo até desencarnar, ocupando posição de destaque no movimento espírita francês. Documentos atestam sua lucidez e o equilíbrio de sua razão no final de sua vida corporal.
Antes mesmo de surgirem os primeiros agrupamentos espíritas no Brasil a partir de setembro de 1865, brasileiros já haviam tido contato com o espiritismo.
Desnecessário elencar o fantástico legado de Allan Kardec. Trabalhando incansavelmente, muitas vezes à luz de velas e fazendo uso de aparos metálicos e tinteiros, ele efetuou pesquisas que resultaram em milhares de páginas que estão reunidas nas obras fundamentais do espiritismo.
Criado pelo professor e filósofo francês Jean-Joseph Jacotot (1770-1840), o método de emancipação intelectual, também conhecido como o “método do mestre ignorante” ou “método do ensino universal”, defendia a autoeducação e foi utilizado por Allan Kardec ao longo de seu trabalho, ainda nos tempos em que era conhecido como professor Rivail.
O professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do projeto, sempre acreditou no impacto acadêmico propiciado pela divulgação de documentos tão importantes sobre o terceiro maior grupo religioso do país.
“O espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
Embora seja a obra mais conhecida da codificação, é de conhecimento de poucos a história do caminho trilhado por Allan Kardec para se chegar ao título definitivo de O evangelho segundo o espiritismo.
Não há como duvidar que os espíritos se preocupam em nos auxiliar. Em pelo menos dois casos citados na Revista Espírita eles ditam receitas caseiras, atendendo a pedidos de socorro.
O que antes era lixo espalhado pela Baía de Guanabara, RJ, se transformou em uma das atrações mais curiosas de Magé, na Região Metropolitana do Rio. Pneus, garrafas PET e outros resíduos que poluíam o manguezal agora sustentam uma cachoeira artificial de 25 metros, construída dentro da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, uma das mais antigas do país.
Na Dinamarca, existe uma Biblioteca Humana, onde em vez de escolher um livro, você escolhe uma pessoa para ouvir suas histórias durante 30 minutos.
Malu de Paula, mãe de um garotinho, ao descobrir que o filho mordeu uma coleguinha na escola, o corrigiu de uma forma muito gentil. Como lição, ela fez o garotinho levar um buquê de flores e dar de presente para a amiguinha.
Os pesquisadores Alexandre Caroli, Marina Weiler e Raphael Casseb falam sobre a premiação no concurso mundial de que participaram com um ensaio sobre as evidências de vida após a morte a partir das psicografias de Chico Xavier.