Documentos originais sobre a história do espiritismo chamam a atenção de pesquisadores

Por Adair Ribeiro Jr.

Após quatro anos do lançamento do Portal Allan Kardec1 pela Universidade Federal de Juiz de Foral, MG, pesquisadores acadêmicos começam a valorizar o trabalho que vem sendo realizado para disponibilizar ao público vários manuscritos de Allan Kardec. 

O portal reúne material pertencente ao Museu AKOL - Museu Allan Kardec Online, e a outros acervos que compõem o Projeto Allan Kardec. Os documentos, escaneados dos originais, permitem o acesso a fontes primárias para a construção da historiografia do espiritismo. Muitos já estão traduzidos, atendendo não somente à curiosidade como cumprindo com seriedade e a autenticidade que a pesquisa acadêmica exige, auxiliando na compreensão do processo de elaboração da doutrina espírita por Allan Kardec.

O professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do projeto, sempre acreditou no impacto acadêmico propiciado pela divulgação de documentos tão importantes sobre o terceiro maior grupo religioso do país. Segundo Klaus, os manuscritos passaram a ser disponibilizados dentro do maior repositório mundial de fontes primárias relativas ao espiritismo e do pensador francês mais lido no Brasil, o professor Rivail (Allan Kardec). 

A comprovação de que a iniciativa chamou a atenção de pesquisadores acadêmicos das mais variadas áreas do conhecimento pode ser verificada na recente publicação de uma das maiores revistas acadêmicas brasileiras, Horizonte, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A revista publicou em setembro de 2024 o dossiê “Allan Kardec: vida, ideias, obras e influências”2, trazendo no editorial e em vários dos seus artigos pesquisas e textos que fazem referência às fontes primárias disponibilizadas pelo Projeto Allan Kardec. 

A publicação traz artigos originais de pesquisadores, com a exigência de que pelo menos um dos autores seja doutor. São aceitos artigos em português, espanhol, francês, inglês e italiano, além de resumos de dissertações e teses, preferencialmente na área de Ciências da Religião e Teologia e ciências afins. Sua classificação é a maior possível, fornecida para periódicos de excelência internacional, e avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação do Ministério da Educação (MEC). É a primeira vez que uma revista acadêmica com esta classificação destina um dossiê com a temática sobre o espiritismo.

O Projeto Allan Kardec publica mensalmente documentos inéditos sobre o espiritismo. As transcrições e traduções dos manuscritos são disponibilizados no portal para estudiosos e pesquisadores, de forma gratuita, em português e em francês, e, em breve, também em inglês.

 

*Adair Ribeiro Jr. é curador do Museu AKOL – Allan Kardec.online.

1 https://correio.news/especial/manuscritos-de-kardec-acessiveis-para-pesquisa?rq=Fontes%20prim%C3%A1rias 

2  periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/issue/view/1434