Um marujo da marinha de guerra, chamado Arsène Gautier, voltou a Cherbourg há quinze ou dezesseis anos, muito doente, em consequência de febres adquiridas nas costas africanas.
Leia maisNascido no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 1910, Carlos Juliano Torres Pastorino, autor de Minutos de sabedoria, foi padre e tornou-se espírita por causa de Mahatma Gandhi.
Leia maisMuitos não saberão dizer quem foi Julio César de Mello e Souza. Também ignoram que, apesar de não ter se definido como espírita praticante, aceitou os ensinamentos espíritas, tendo realizado conferências em inúmeras instituições espíritas, inclusive na Federação Espírita Brasileira.
Leia maisBezerra de Menezes, já devotado à doutrina espírita, almoçava na casa do grande republicano Quintino Bocaiúva, e o assunto era o espiritismo, pelo qual o jornalista passara a se interessar.
Leia maisAconteceu no dia 2 de julho de 1989, um domingo, na calada noite, quando terroristas pularam o muro do Cemitério Père-Lachaise, em Paris, que também abriga os restos físicos de sua esposa e colaboradora, Amèlie Boudet, desencarnada em 21 de janeiro de 1883.
Leia maisOs 73 anos de vida da poetisa e escritora de Amália Domingos Soler apresentam episódios marcantes.
Leia maisAtravés da psicografia de Chico, Rui Barbosa, que redigiu a constituição anterior, alertou para que não se perdessem na nova constituição as conquistas de liberdade, cidadania e de justiça.
Leia maisUma das grandes provas para a médium e escritora Yvonne Pereira foi ter notícias sobre o seu amor espiritual, Roberto Canalejas, sabê-lo encarnado, e não poder encontrá-lo.
Leia maisNa cidade de Blackpool residia uma inglesa que afirmava ter vivido há 3.300 anos. Em transe, a jovem dizia se recordar de ter sido bailarina em Karmak, num templo egípcio.
Leia maisHá vários séculos Allan Kardec vem abordando as questões ortográfico-gramaticais e o importante quesito das traduções, com a mestria que lhe é peculiar.
Leia maisInúmeros estudiosos, como Charles Richet, Oliver Lodge da Sociedade Real da Inglaterra, se impressionaram com o fenômeno que se realizava através de Lesage, um homem inculto, sem noções de desenho e pintura, ou mesmo atração pela arte.
Leia maisEm 1866, Allan Kardec identificava em Paris o primeiro romance que se utilizava de ideias espíritas como fio condutor de uma intrigante história de amor.
Leia maisDr. Neville Whymant era professor adjunto de Línguas Orientais da Universidade de Oxford e conhecido erudito em assuntos orientais. Ao traduzir um livro bastante antigo de sonetos chineses, se deparou com uma séria dificuldade – escapou-lhe o significado de um soneto.
Leia maisO escritor Léon Denis impressionava a plateia dos congressos espiritualistas ao falar sobre o espiritismo. Mas os ataques começavam e uma polêmica se fez, envolvendo mistificação. Era preciso agir.
Leia mais“Ninguém cria sem ver, ouvir ou sentir, e os artistas de superior mentalidade costumam ver, ouvir e sentir as realizações mais altas do caminho de Deus” - Alfredo
Leia maisPor insistência dos moradores da Freguesia de São Cristóvão, em 1861 Bezerra de Menezes se candidatou a vereador na cidade do Rio de Janeiro, chegando a presidente da câmara e deputado geral da província. De caráter íntegro, nunca obteve favores governamentais. Pelo contrário: de críticos rigorosos e oposicionistas da época, ele sempre obteve apenas elogios.
Leia maisDepois de aproximadamente 40 anos do início da era cristã, Fílon, um eminente filósofo judeu, que defendeu os interesses judaicos junto à corte de Nero, escreveu sobre os hábitos de vida e o pensamento do que teriam sido as primeiras comunidades cristãs.
Leia maisMaltratada pela avó, abandonada na infância, Eusapia Palladino se submete às mais rigorosas pesquisas dos cientistas da época. Sua rara mediunidade de efeitos físicos rompeu barreiras e trouxe um novo capítulo para a história do espiritismo.
Leia maisWilliam Sharp, escritor inglês, crítico, biógrafo e autor de peças dramáticas que marcaram época. Foi aos 7 anos de idade que Sharp viu pela primeira vez o espírito resplandecente Fiona Macleod, que o acompanharia pelo resto da vida. E só depois de sua morte houve a revelação dos mistérios de Fiona.
Leia maisRui Barbosa já se encontrava em seus aposentos, recolhido. Alguém, então, lembrou-se das experiências com o 'copinho'.
Leia mais