Atentado ao túmulo de Allan Kardec

Por Altamirando Carneiro

Monumento em homenagem a Allan Kardec - Cemitério Père-Lachaise - Paris, França.

Monumento em homenagem a Allan Kardec - Cemitério Père-Lachaise - Paris, França.

Aconteceu no dia 2 de julho de 1989, um domingo, na calada noite, quando terroristas pularam o muro do Cemitério Père-Lachaise, em Paris, que também abriga os restos físicos de sua esposa e colaboradora, Amèlie Boudet, desencarnada em 21 de janeiro de 1883.

O dólmen de granito de Allan Kardec, edificado um ano após a desencarnação do Codificador, ocorrida em 31 de março de 1869, pela ruptura de um aneurisma, foi desenhado por M. Ernest Sébille e construído por M. Pègard. É um monumento druídico formado por quatro enormes pedras (três verticais e uma horizontal que serve de teto), de aproximadamente dezoito toneladas. Embaixo, no centro, sobre um pedestal de um metro de altura, também de granito, o busto em bronze, esculpido por Capellaro.

A explosão foi ouvida às duas horas e quinze minutos da madrugada, tendo sido tão violenta que o pesado busto em bronze de Kardec desabou com o pedestal de granito e um dos monólitos verticais, pesando toneladas, deslizou cerca de vinte centímetros. Além de rachar, a base granítica do monólito afundou e atingiu parte dos restos do caixão onde estavam os ossos, que juntamente com os de Amèlie, encontram-se numa caixa resguardada no célebre túmulo druídico, que as autoridades parisienses reconstruíram em curtíssimo tempo, devido às pressões constantes de Roger Perez, então presidente da União Espírita francesa e Louis Serre, então vice-presidente da Confederação Espírita Européia.

O corpo de Allan Kardec foi, inicialmente, enterrado no Cemitério de Montmartre e depois transladado para o Père-Lachaise, quadra 44, próximo dos túmulos de Gabriel Delanne e de Sarah Bernhardt, considerada por muitos a mais notável atriz dramática de todos os tempos, que também foi médium e interpretou uma peça espírita de Victorien Sardou. O Cemitério Père-Lachaise abriga, também, os restos físicos de Chopin, Rossini, Cherubini, Bizet, Bellini, Oscar Wilde, Musset, Victor Hugo, Adelina Patti, Moliére, Proust, Auguste Comte, La Fontaine, Delacroix e outros vultos. O Père-Lachaise foi inaugurado em 1804, ano em que nasceu Allan Kardec.

Pesquisa: Kardec, Irmãs Fox e Outros, de Jorge Rizzini, EME Editora.

(Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 431/2010)

Correio.newsComentário