Jornal Correio Fraterno - 527
Edição nº 527• Janeiro-Fevereiro 2026
Autor do livro Jesus segundo o espiritismo, o pesquisador dos textos bíblicos, Daniel Salomão, fala ao Correio sobre como abordou esse tema em sua obra, apresentando a essência da mensagem cristã, comentada e interpretada por Allan Kardec.
Baseada em documentos, como as cartas trocadas entre Allan Kardec e sua esposa, a pesquisadora Luciana Farias conta os bastidores de como foi a elaboração da obra O evangelho segundo o espiritismo.
Professor de língua portuguesa e palestrante com destacada liderança entre jovens espíritas, Victor Hugo Guimarães fala ao Correio sobre o que está em jogo na questão do entendimento e da interiorização do conteúdo espírita pelas novas gerações.
O psiquiatra Bruno Trevisan fala ao Correio sobre os transtornos cognitivos e comportamentais que vêm exigindo acompanhamentos não só dos profissionais da saúde, mas de toda a sociedade.
O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida fala sobre a pesquisa recente que aponta para possível relação entre a genética e a mediunidade.
Autora de quase dez livros, a escritora Arlete Braglia fala sobre os desafios de se escrever para a juventude hoje.
O psiquiatra João Lourenço Navajas aborda questões importantes sobre o autismo e sobre a contribuição que o espiritismo pode dar para a compreensão e o suporte ao tratamento.
Na passagem dos 100 anos do escritor e jornalista Jorge Rizzini, Maria Angélica Rizzini fala sobre o convívio com seu pai e de sua grande luta para defender o espiritismo.
O jornalista André Trigueiro analisa o cenário atual da prevenção do suicídio, fala sobre a contribuição do espiritismo para o tema e dos novos dados que vem encontrando em pesquisas.
O cinema brasileiro se prepara para apresentar uma cinebiografia diferente, que vai trazer mais de dois milênios da experiência de um espírito.
A primeira vez que Yvonne Pereira levou suas obras a serem avaliadas para publicação na Federação Espírita Brasileira, a médium não obteve sucesso. Era o ano de 1944. Tratava-se dos romances Amor e ódio (espírito Charles) e o reconhecido Memórias de um suicida (Camilo Castelo Branco).
A Revista Espírita, publicada mensalmente por Allan Kardec entre 1858 e 1869, é muito mais do que um simples periódico histórico; é o ‘terreno de ensaio’ onde o corpo doutrinário do espiritismo foi meticulosamente construído.
As representações fotográficas de Allan Kardec são notavelmente limitadas.
O professor Arisson Pelé, da Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Betim, MG, ganhou as redes sociais ao usar paródias com forró para ensinar português da forma mais divertida possível.
Uma brasileira está por trás de uma das inovações médicas mais promissoras dos últimos anos.
Em Hampton, na Virgínia, EUA, um gesto simples mostrou que bondade e criatividade caminham juntas.
O pesquisador Brasil Fernandes fala sobre o material raro de acervo encontrado, que pertencia a Chico Xavier e que ajuda a entender todo o processo de preparação dos livros antes de serem publicados