Jornal Correio Fraterno - 520
Edição nº 520• Novembro-Dezembro 2024
Na passagem dos 100 anos do escritor e jornalista Jorge Rizzini, Maria Angélica Rizzini fala sobre o convívio com seu pai e de sua grande luta para defender o espiritismo.
O jornalista André Trigueiro analisa o cenário atual da prevenção do suicídio, fala sobre a contribuição do espiritismo para o tema e dos novos dados que vem encontrando em pesquisas.
Psicólogo e pós-doutor em neurociências, Julio Peres fala ao Correio sobre os avanços dos estudos do cérebro e recursos terapêuticos para uma existência com mais equilíbrio.
O médico Eric Pires conta como realizou sua pesquisa com pessoas que tiveram memórias de vida passada na infância e o caso do reencontro de uma criança com o alegado irmão de outra existência.
Renato Prieto conta sobre os bastidores do filme Nosso Lar 2 – Os mensageiros, e por que dedicou sua carreira de ator para a divulgação do espiritismo.
Milton Felipeli e Éder Fávaro, dois especialistas da comunicação social espírita, falam sobre a necessidade da adaptação das casas espíritas para os tempos da modernidade.
Interessado pela figura de Jesus desde a adolescência, o filósofo e doutorando em literatura André Marinho escreveu, depois de dez anos de pesquisa, o livro Quem foi Jesus?, com riqueza de pontos de vista e variadas perspectivas culturais.
O geriatra e homeopata Rodrigo Modena Bassi, do Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade da UNIFESP, fala sobre homeopatia, saúde e doença e a ligação de Hahnemann com o espiritismo.
O historiador Adolfo de Mendonça Junior fala sobre a inadequação de se considerarem racistas as expressões utilizadas por Kardec na codificação.
Depois do sucesso dos filmes Nosso Lar e Nosso Lar 2 - Os mensageiros”, a Cinética Filmes anunciou para o ano que vem o início da produção do Nosso Lar 3 - Vida eterna, o longa-metragem que dá sequência à série baseada nos livros ditados por André Luiz a Chico Xavier, entre as décadas 1940 e 1960.
Kardec aproveita o relato da experiência para argumentar sobre as propriedades do perispírito. “Não estará aí um efeito do espírito desprendido da matéria?”, escreve.
Criado pelo professor e filósofo francês Jean-Joseph Jacotot (1770-1840), o método de emancipação intelectual, também conhecido como o “método do mestre ignorante” ou “método do ensino universal”, defendia a autoeducação e foi utilizado por Allan Kardec ao longo de seu trabalho, ainda nos tempos em que era conhecido como professor Rivail.
O professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do projeto, sempre acreditou no impacto acadêmico propiciado pela divulgação de documentos tão importantes sobre o terceiro maior grupo religioso do país.
O maior estudo sobre felicidade humana, realizado há 75 anos pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, acaba de anunciar mais uma descoberta.
O psiquiatra e pesquisador Stuart Brow afirma que “o déficit de brincadeiras entre adultos está se tornando uma crise de saúde pública”, conforme artigo publicado na National Geographic.
A cientista queniana Beth Koigi, 33 anos, foi distinguida pela revista Time como uma “líder da geração”, após criar uma máquina capaz de gerar água potável a partir do ar, desenvolvendo uma tecnologia para torná-la acessível em regiões áridas e semiáridas do Quênia, onde metade da população não tem acesso.
O psiquiatra João Lourenço Navajas aborda questões importantes sobre o autismo e sobre a contribuição que o espiritismo pode dar para a compreensão e o suporte ao tratamento.