Jornal Correio Fraterno - 520
Edição nº 520• Novembro-Dezembro 2024
Baseada em documentos, como as cartas trocadas entre Allan Kardec e sua esposa, a pesquisadora Luciana Farias conta os bastidores de como foi a elaboração da obra O evangelho segundo o espiritismo.
Professor de língua portuguesa e palestrante com destacada liderança entre jovens espíritas, Victor Hugo Guimarães fala ao Correio sobre o que está em jogo na questão do entendimento e da interiorização do conteúdo espírita pelas novas gerações.
O psiquiatra Bruno Trevisan fala ao Correio sobre os transtornos cognitivos e comportamentais que vêm exigindo acompanhamentos não só dos profissionais da saúde, mas de toda a sociedade.
O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida fala sobre a pesquisa recente que aponta para possível relação entre a genética e a mediunidade.
Autora de quase dez livros, a escritora Arlete Braglia fala sobre os desafios de se escrever para a juventude hoje.
O psiquiatra João Lourenço Navajas aborda questões importantes sobre o autismo e sobre a contribuição que o espiritismo pode dar para a compreensão e o suporte ao tratamento.
Na passagem dos 100 anos do escritor e jornalista Jorge Rizzini, Maria Angélica Rizzini fala sobre o convívio com seu pai e de sua grande luta para defender o espiritismo.
O jornalista André Trigueiro analisa o cenário atual da prevenção do suicídio, fala sobre a contribuição do espiritismo para o tema e dos novos dados que vem encontrando em pesquisas.
Psicólogo e pós-doutor em neurociências, Julio Peres fala ao Correio sobre os avanços dos estudos do cérebro e recursos terapêuticos para uma existência com mais equilíbrio.
Depois do sucesso dos filmes Nosso Lar e Nosso Lar 2 - Os mensageiros”, a Cinética Filmes anunciou para o ano que vem o início da produção do Nosso Lar 3 - Vida eterna, o longa-metragem que dá sequência à série baseada nos livros ditados por André Luiz a Chico Xavier, entre as décadas 1940 e 1960.
Kardec aproveita o relato da experiência para argumentar sobre as propriedades do perispírito. “Não estará aí um efeito do espírito desprendido da matéria?”, escreve.
Criado pelo professor e filósofo francês Jean-Joseph Jacotot (1770-1840), o método de emancipação intelectual, também conhecido como o “método do mestre ignorante” ou “método do ensino universal”, defendia a autoeducação e foi utilizado por Allan Kardec ao longo de seu trabalho, ainda nos tempos em que era conhecido como professor Rivail.
O professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do projeto, sempre acreditou no impacto acadêmico propiciado pela divulgação de documentos tão importantes sobre o terceiro maior grupo religioso do país.
O professor Arisson Pelé, da Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Betim, MG, ganhou as redes sociais ao usar paródias com forró para ensinar português da forma mais divertida possível.
Uma brasileira está por trás de uma das inovações médicas mais promissoras dos últimos anos.
Em Hampton, na Virgínia, EUA, um gesto simples mostrou que bondade e criatividade caminham juntas.
Autor do livro Jesus segundo o espiritismo, o pesquisador dos textos bíblicos, Daniel Salomão, fala ao Correio sobre como abordou esse tema em sua obra, apresentando a essência da mensagem cristã, comentada e interpretada por Allan Kardec.