Lembranças e imagens podem ser acionadas por gatilhos emocionais ou estímulos externos atuais, que despertam em momentos específicos como um chamamento para algo que precisa ser feito, pois somos portadores de sentimentos adoecidos de outras vidas.
Leia maisComo sabemos, nosso corpo é formado por órgãos, tecidos, células e sistemas, que trabalham em conjunto para manter o seu funcionamento adequado. E tudo fica ainda mais rico quando adicionamos a estas reflexões o organismo espiritual ou perispírito. Seu campo de atuação em nossas vidas é extenso e merecedor de nossa atenção e estudos.
Leia maisEsta passagem pode ser analisada de várias formas; talvez a mais evidente seja a de Jesus, que usava de uma linguagem singela, adequando seus ensinamentos ao dia a dia do povo para que ele pudesse compreender sua mensagem.
Leia maisA partir de estudos de demógrafos, contabilizando o total de indivíduos que a Terra já abrigou em sua história, o físico Ademir Xavier faz uma estimativa de quantas vezes a população espiritual do orbe terrestre já teria encarnado no planeta.
Leia maisTradicional festa popular em nosso país, a origem do Carnaval remonta às comemorações realizadas pelos povos antigos, como egípcios, gregos e romanos, ainda presos aos mitos politeístas.
Leia maisA confiança em si mesmo é a força propulsora que impulsiona nossos sonhos para além das fronteiras do possível.
Leia maisO escritor e filósofo José Herculano Pires publicou em 1946 a obra O reino1, baseada em uma tese que defende a construção de um novo mundo em que se estabeleceria o reino de Deus na Terra.
Leia maisA palavra política tem origem no termo grego politiké, que resulta de duas palavras gregas: polis – cidade, e tikos – bem comum, ou seja, a política em sua origem define o governo da cidade visando o bem de todos, o bem comum. Mas também pode se aplicar a compatibilizar interesses, negociar.
Leia maisA crença em vidas passadas vem se fortalecendo cada vez mais, principalmente devido aos trabalhos de pesquisadores renomados, como foi o caso do psiquiatra e pesquisador Ian Stevenson e os relatos de diversas pessoas de diferentes continentes por ele entrevistadas ao longo da sua vida.1
Leia maisA lâmpada, se estiver acessa, iluminará, trará luz para o ambiente, melhorando nossa percepção do entorno, porém, se estiver apagada caminharemos na escuridão, nas sombras.
Leia maisSomos reféns das nossas escolhas mentais e dependentes dos sentimentos que não conseguimos superar.
Leia maisQuando tomamos ciência das três principais ordens de espíritos — primeira ordem de espíritos imperfeitos, segunda ordem de espíritos bons e a terceira ordem a de espíritos puros –, podemos nos enganar sobre nossa provável classificação.
Leia maisNo ser primitivo, ela estava relacionada à defesa da prole e à manutenção da vida, com o necessário para a sua existência.
Leia maisDizem que a maneira como enfrentamos nossos problemas revela nosso caráter e poderíamos acrescentar que nossa maturidade espiritual também pode ser avaliada ao nos depararmos com problemas.
Leia maisManuscritos adquiridos recentemente pelo museu AKOL da extinta Livraria Leymarie, em Paris, e também parte do acervo de cartas de Kardec, recebido por Canuto Abreu desta mesma fonte no início do século 20, contém o registro desses acontecimentos e muitos outros.
Leia maisEncontrei no Livro da esperança, de Emmanuel (CEC), psicografado por Chico Xavier, uma mensagem que me levou a reflexões profundas e peço licença para compartilhar com vocês.
Leia maisO escritor Léon Denis se refere à meditação alinhando-a ao conceito oriental, relacionada à técnica de relaxamento e concentração. Kardec já a utiliza como sinônimo de análise, de reflexão. O fato é que trata-se de mais um de tantos recursos para se encontrar o estado de harmonia e melhor cuidado com a sintonia espiritual em busca do Bem.
Leia maisComo avaliar e entender toda a sorte de conflitos que acometem os seres humanos, em diversas ambiências e convivências, assim como as opiniões contraditórias entre nós e os outros?
Leia maisNo mar da vida somos todos marinheiros. Alguns mais experientes, outros ainda aprendizes na arte de ‘navegar’, mas somente navegando é que aprendemos a enfrentar as grandes ondas, as tempestades.
Leia maisPor não possuir dados censitários, o levantamento foi baseado em cerca de 10 mil observações obtidas da lista de assinantes da Revista Espírita (RE) e das correspondências recebidas de vários países.
Leia mais