Jornal Correio Fraterno - 524
Edição nº 524• Julho-Agosto 2025

Professor de língua portuguesa e palestrante com destacada liderança entre jovens espíritas, Victor Hugo Guimarães fala ao Correio sobre o que está em jogo na questão do entendimento e da interiorização do conteúdo espírita pelas novas gerações.
O psiquiatra Bruno Trevisan fala ao Correio sobre os transtornos cognitivos e comportamentais que vêm exigindo acompanhamentos não só dos profissionais da saúde, mas de toda a sociedade.
O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida fala sobre a pesquisa recente que aponta para possível relação entre a genética e a mediunidade.
Autora de quase dez livros, a escritora Arlete Braglia fala sobre os desafios de se escrever para a juventude hoje.
O psiquiatra João Lourenço Navajas aborda questões importantes sobre o autismo e sobre a contribuição que o espiritismo pode dar para a compreensão e o suporte ao tratamento.
Na passagem dos 100 anos do escritor e jornalista Jorge Rizzini, Maria Angélica Rizzini fala sobre o convívio com seu pai e de sua grande luta para defender o espiritismo.
O jornalista André Trigueiro analisa o cenário atual da prevenção do suicídio, fala sobre a contribuição do espiritismo para o tema e dos novos dados que vem encontrando em pesquisas.
Psicólogo e pós-doutor em neurociências, Julio Peres fala ao Correio sobre os avanços dos estudos do cérebro e recursos terapêuticos para uma existência com mais equilíbrio.
O médico Eric Pires conta como realizou sua pesquisa com pessoas que tiveram memórias de vida passada na infância e o caso do reencontro de uma criança com o alegado irmão de outra existência.
Realizado de 19 a 21 de junho em São Paulo, o 17º Mednesp, Congresso Médico- Espírita, considerado o maior congresso mundial sobre saúde e espiritualidade, reuniu cerca de 1.800 pessoas, entre profissionais da saúde, pesquisadores, alunos e o grande público, de diversas regiões do Brasil.
Ao longo dos meses, no entanto, foram surpreendidos com a triste notícia de que o bebê se desenvolvia com má-formação cerebral, que impossibilitaria sua sobrevivência após o parto.
Curiosamente, a permissão oficial para o funcionamento da livraria foi concedida pelas autoridades francesas apenas dois dias após a partida de Kardec.
O que antes era lixo espalhado pela Baía de Guanabara, RJ, se transformou em uma das atrações mais curiosas de Magé, na Região Metropolitana do Rio. Pneus, garrafas PET e outros resíduos que poluíam o manguezal agora sustentam uma cachoeira artificial de 25 metros, construída dentro da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, uma das mais antigas do país.
Na Dinamarca, existe uma Biblioteca Humana, onde em vez de escolher um livro, você escolhe uma pessoa para ouvir suas histórias durante 30 minutos.
Malu de Paula, mãe de um garotinho, ao descobrir que o filho mordeu uma coleguinha na escola, o corrigiu de uma forma muito gentil. Como lição, ela fez o garotinho levar um buquê de flores e dar de presente para a amiguinha.
Baseada em documentos, como as cartas trocadas entre Allan Kardec e sua esposa, a pesquisadora Luciana Farias conta os bastidores de como foi a elaboração da obra O evangelho segundo o espiritismo.