Izabel Vitusso recorda em live especial a incrível médium Dolores Bacelar

Na noite de sábado (15/8), o  programa de entrevistas Esquina do Célia, do Centro Espírita Célia Xavier, de Belo Horizonte, MG, teve como convidada especial a jornalista  Izabel Vitusso, da editora e jornal Correio Fraterno, e atual presidente do Lar da Criança Emmanuel,  fundado há mais de 50 anos em São Bernardo do Campo, SP.

doloresbarcelar.jpg

O tema central da live, conduzida pelo pesquisador Jáder Sampaio, enfocou  a vida e obra da médium Dolores Bacelar.

Dolores era médium mecânica e iniciou sua educação mediúnica na Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro, cidade em que foi morar logo após o casamento, onde o marido havia conseguido um emprego. Seu primeiro livro, atribuído ao espírito Alfredo (que depois se descobriu tratar-se do Visconde de Taunay) foi  A Mansão Renoir, um romance clássico da  literatura espírita.  

Izabel contou na entrevista vários fatos importantes da discreta vida da médium, que, após uma visita ao Lar da Criança Emmanuel, na década de 1980,  doou todos os seus livros psicografados para a editora Correio Fraterno. . Ela se interessou tanto pela iniciativa, que doou também os direitos autorais das obras.

A produção mediúnica de Dolores Bacelar é  bastante diversificada e inclui também livros de  poesias, contos e romances, alguns históricos, como os que compuseram a famosa série “Às margens do Eufrates”, recentemente reunida num único livro, Mesopotâmia, luz na noite do tempo. Os autores espirituais também são bem variados. Um deles,  que usa o pseudônimo de "Um Jardineiro",  segundo Jáder Sampaio, parece ser Rabindranath Tagore, que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1913.

Izabel Vitusso também comentou sobre o trabalho realizado pelo Lar da Criança Emmanuel, que hoje atende a mais de  300 crianças e adolescentes num trabalho educacional voltado para a comunidade.

Vale a pena acompanhar o vídeo.

ESPECIALCorreio.news1 Comment