Universidade Federal lança portal com manuscritos de Allan Kardec

02 - Manuscrito de Allan Kardec.jpg

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança hoje (1º de setembro), em evento virtual, às 19 horas, o portal do Projeto Allan Kardec, que reúne manuscritos originais de Allan Kardec (1804-1869).

O evento de lançamento, que contará com a apresentação de estudos acadêmicos de pesquisadores  do Brasil e da França,  poderá ser acompanhado ao vivo pela TV NUPES no YouTube, em: https://youtu.be/fVpFmp9hdc4

“O portal reúne cartas escritas e/ou recebidas por Kardec, além de material de trabalho, como textos reflexivos e preces que ele escrevia de próprio punho”, informa o professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do Projeto Allan Kardec, que reúne 13 pesquisadores, da UFJF, do ITA, da Unicamp e do IF Sudeste MG, e mais de 20 colaboradores.

Segundo o professor Klaus, em seu lançamento, o portal disponibilizará 50 manuscritos coletados na França, pelo pesquisador brasileiro Silvino Canuto de Abreu (1892-1980), em meados do século XX. Atualmente, esse material está conservado no Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz (Guarulhos-SP).

Para cada manuscrito, será apresentada versão digitalizada do original, bem como sua transcrição em francês e a tradução para o português. O site será constantemente atualizado. Serão disponibilizadas centenas de manuscritos à medida que a universidade for recebendo novos materiais de instituições ou de indivíduos que detenham algum documento relevante.

“A função do portal é reunir, traduzir e divulgar gratuitamente manuscritos e documentos originais de Allan Kardec. Já estamos em negociação com o Museu AKOL – Museu Allan Kardec Online –, que também detém um grande número de manuscritos. Eles já estão sendo digitalizados e serão disponibilizados em breve para consulta. Com o apoio de todos, deveremos levar ao público, em breve, centenas de documentos inéditos”, garante o professor.

Além dos manuscritos, o portal trará informações que ajudarão a contextualizar a leitura desse material. “Está em processo a criação de minibiografias das pessoas citadas nas cartas e com as quais Kardec mantinha contato. É um material muito importante para os investigadores que trabalham com esse período histórico.”

landing-manuscritos-kardec-2.jpg

Segundo Klaus, o portal também listará trabalhos científicos publicados sobre Allan Kardec e tem como meta se tornar referência para pesquisas em todo o mundo sobre o tema.  “Kardec é muito conhecido no Brasil por esse viés religioso. Existe um crescente número de estudos acadêmicos no Brasil e no exterior, em diversas áreas do conhecimento, que abordam sua vida, suas obras ou mesmo o contexto de suas investigações no século XIX.”

O professor Klaus acredita no impacto acadêmico do portal do Projeto Allan Kardec, da UFJF, que é inspirado em outros dois projetos bem-sucedidos: o “The Newton Project”, da Universidade de Oxford, que, além de textos científicos, disponibiliza dezenas de conteúdos religiosos escritos por Isaac Newton; e o “Darwin Correspondence Project”, da Universidade de Cambridge, que apresenta a correspondência de Charles Darwin, além de textos sobre diversos estudos e temas, incluindo muitos sobre ciência e religião.

“O portal permitirá o acesso público a centenas de manuscritos originais de Allan Kardec nunca publicados e se tornará a principal fonte primária para estudos sobre o fundador da filosofia espírita”, diz Klaus.

Saiba mais sobre o Projeto Allan Kardec/UFJF

Link para o evento de lançamento do portal do Projeto Allan Kardec: https://youtu.be/fVpFmp9hdc4 

O portal poderá ser acessado a partir do final do evento de lançamento, pelo endereço: http://projetokardec.ufjf.br 

NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF -0 www.nupes.ufjf.br 

 

ESPECIALCorreio.newsComentário