Ressignificar para evoluir: o centro espírita no mundo em mudanças
Mudar dá trabalho e muitas vezes assusta. O maior desconforto surge da ideia de que tudo o que se tenha feito possa estar errado, ou que todo o passado deverá ser totalmente descartado para se começar de novo.
Isso não é verdade. Muitas vezes, mudar significa apenas ressignificar o que já existe e está dando certo, acrescentando-se algo para que possa ficar ainda melhor. O novo pode ser muito mais prazeroso do que assustador, quando se tem em mente que tudo está sempre em construção e que o progresso é lei natural.
Foi partindo desta ideia que mais uma edição do evento O Novo Centro Espírita foi realizada, movida pelo ideal de divulgar as mais diversas atividades que as casas espíritas vêm realizando Brasil afora e até mesmo no exterior.
O objetivo é despertar para a realidade de que, além de nos aprimorarmos em conhecimento, num processo que não acaba nunca, todos nós podemos aperfeiçoar nosso trabalho, e saber o que os outros realizam em suas casas espíritas pode nos inspirar nessa direção.
Em duas edições, mais de sessenta ideias foram apresentadas através de vídeos curtos gravados pelos próprios trabalhadores que realizam as atividades, integrando-se aos inúmeros outros trabalhos que realizam, como palestras, passes, estudos e atendimentos.
São ideias que funcionam como uma vitrine de boas ações que podem ser aproveitadas e adaptadas em outras casas, mostrando caminhos de mudança, no aprimoramento constante para que mais pessoas possam ser atraídas para o conhecimento das ideias propagadas pelo espiritismo.
Acolhimento e despertamento para a transformação
Diante de um mundo com progresso tecnológico tão avançado, para nossos padrões terrenos, onde a comunicação e a aquisição de conhecimentos estão à disposição de todos, há de se ter que acompanhar o desenvolvimento material e intelectual da humanidade com todo apreço que merece, sem se esquecer de que o centro espírita é o lugar onde se encontra um direcionamento diferente para se enfrentar a crise moral que nos leva aos problemas emocionais, comprovados hoje pelo aumento de casos de depressão, pânico, ansiedade, burnout, suicídios, vazio existencial.
Sem a compreensão do lado espiritual da vida, muitos ainda se perdem na drogadição, por desespero ou apatia, perguntando se vale a pena viver. Enquanto a tecnologia avança e a inteligência artificial se consolida por sua velocidade na entrega de enxurradas de informações, o ser humano se sente só, se desequilibra, adoece. O centro espírita funciona como um pronto-socorro espiritual, não oferecendo milagres, mas uma proposta diferente de despertamento do indivíduo para sua própria transformação.
O propósito maior do espiritismo é a educação, a mudança de paradigma das ideias materialistas, mas é preciso olhar primeiro a dor de quem chega, e isso exige de todos os trabalhadores espíritas a ação amorosa do acolhimento, o que nenhuma tecnologia avançada é capaz de fazer.
A diversidade na trilha do bem
As atividades diferenciadas apresentadas em O Novo Centro Espírita retratam que há muitas maneiras de se fazer isso. Nas casas espíritas, são propostas voltadas à valorização da vida, ao pertencimento, ao equilíbrio espiritual, demonstrando que nada substitui o bem-estar advindo da ação da sintonia fluídica gerada pela empatia, o sorriso, o abraço, a palavra amiga.
O trabalho realizado pelos centros espíritas, estruturado basicamente em palestras, estudos, passes e atendimentos com terapêutica espírita, é de grande importância. Espalhados pelo Brasil, alguns pelo mundo, eles têm identidades próprias nas atividades que desenvolvem, respeitando as características culturais e necessidades de seu público. A grande capilaridade dessa rede permite que o espiritismo chegue presencial ou virtualmente a milhões de pessoas. É através do acolhimento e do incentivo à fé raciocinada que vão sendo propagadas as premissas da doutrina espírita: a existência de Deus, a imortalidade da alma, a reencarnação, a comunicação entre os espíritos, a mediunidade e a lei do progresso.
Forma diferente de trocar experiência
O Novo Centro Espírita, idealizado pela equipe da editora Correio Fraterno, mostrou através dos vídeos apresentados a variedade e a importância da troca de experiências de uma forma mais dinâmica.
Buscar novas ideias, mudar, refletir e testar faz parte do nosso caminho evolutivo e do exercício do nosso livre-arbítrio. Não se pode esquecer que Allan Kardec entendia que para falar ao coração e à mente das pessoas, era preciso usar a linguagem do seu tempo. E, hoje, como estamos lidando com isso no centro espírita? Estamos acompanhando as transformações, a tecnologia, o acesso à informação?
Também em O livro dos espíritos, a lei do progresso (questões 776 a 802) esclarece que a estagnação é contrária às leis divinas. Os espíritos explicam que a humanidade marcha inevitavelmente para a frente.
As dores da alma que vemos hoje se multiplicarem pelo mundo exigem do centro espírita uma sensibilidade renovada, incluindo linguagem acessível, formatos dinâmicos, atendimento fraterno humanizado, escuta empática.
Outro ponto importante mostrado pelos participantes do evento foi a necessidade da casa espírita se abrir cada vez mais ao trabalho voluntário, arregimentando pessoas que possam garantir a continuidade desse trabalho de amor tão necessário, em todos os tempos, tendo por base a caridade e o esclarecimento, para que as bases do espiritismo cheguem com a máxima eficácia ao homem de hoje, com suas angústias, que busca desesperadamente um ponto de ancoragem, um porto seguro onde suas dores possam ser compreendidas e confortadas. Entender, aliás, a razão da dor já é uma ajuda.
Busca terapêutica e existencial na atualidade
Historicamente, o centro espírita consolidou-se como esse espaço de refúgio. É o local onde os ensinamentos de Jesus, segundo o espiritismo, tomam forma através da escuta, do passe, do esclarecimento e da fraternidade. O Novo Centro Espírita traz mais uma página para essa história, ao reunir dicas e depoimentos sobre iniciativas que já estão dando certo e que podem ajudar no enfrentamento de tantos desafios para atrair, acolher e dialogar com esse novo perfil de frequentador.
O que motiva alguém adentrar uma casa espírita pela primeira vez? Tudo indica que, diferentemente do início do século 20, quando os fenômenos mediúnicos de efeitos físicos ou a curiosidade intelectual em torno da sobrevivência da alma lideravam o interesse público, a busca contemporânea é mais terapêutica e existencial. Quem procura o centro espírita hoje não quer apenas comprovar a imortalidade da alma, quer uma razão para continuar vivendo e enfrentar os problemas do dia seguinte. O processo é lento, mas permanente, quando o despertar do interesse pela compreensão da vida acontece. E aí a “medicação” começa a fazer efeito.
O mundo mudou muito nas últimas décadas. A velocidade da informação, as novas dinâmicas sociais e, principalmente, as dores da alma humana ganharam contornos que seriam difíceis de prever meio século atrás. Para que a fé seja raciocinada, também, ela precisa fazer sentido para a mente do homem atua.
O papel do centro espírita
Vale lembrar o filósofo e escritor J. Herculano Pires, que reuniu em seu livro O centro espírita reflexões oportunas sobre o papel dos grupos espíritas. “Se os espíritas soubessem o que é o centro espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra”, já dizia Herculano na década de 1970. Segundo ele, o centro espírita significa uma fortaleza espiritual na grande batalha para o restabelecimento da verdade cristã na Terra. Mas tudo isso deve ser encarado de maneira racional e não mística. No centro espírita, ninguém está ali investido de prerrogativas divinas, mas apenas de obrigações humanas.
O centro como unidade de saúde complementar
A palestra de abertura, com o psiquiatra Jaider Rodrigues de Paulo, trouxe a importância da integração entre a medicina e o espiritismo na questão da saúde mental, sendo o centro espírita uma unidade de saúde complementar, para o verdadeiro equilíbrio do ser.
Atendimento fraterno, a enlutados, a casais inférteis ou tentantes Diversas apresentações ampliaram a visão de acolhimento para áreas delicadas, como o apoio a casais inférteis e “tentantes”, ou mesmo a enlutados, oferecendo escuta acolhedora e amparo emocional, livre de julgamentos.
Evangelização do espírito pós-concepção e do bebê
Iniciativas que consideram a presença do espírito reencarnante no trabalho de evangelização desde cedo, com a participação ativa do casal para o equilíbrio espiritual de todos.
A família toda integrada na casa espírita
Ideias que utilizam o mesmo tema doutrinário para todas as faixas etárias, envolvendo evangelização, mocidade e demais trabalhadores e frequentadores da casa, o que promove a união familiar, combinando estudo, oficinas práticas coletivas e visitas externas educativas.
Ação social com jovens
Projeto que nasceu de um gesto familiar simples, para hoje atender milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, o que atraiu jovens para a prática espírita.
Trabalho para a transição entre evangelização e pré-mocidade
Iniciativa que trabalha a fase de transição entre infância e adolescência, fortalecendo a pré-mocidade. Utiliza dinâmicas que valorizam os ensinos de Jesus associados ao cotidiano, estimulando o avanço da criança em cada ciclo de aprendizado.
Afinidade e a vocação individual
Uma iniciativa que permite aos que finalizam a etapa dos estudos conhecer áreas do centro em que possam trabalhar, numa estratégia que prioriza a afinidade e a vocação
individual diante da escolha.
Projeto de educação continuada
Ação que transformou o treinamento de voluntários em uma ferramenta de engajamento coletivo, através de análise de vídeos simulando situações práticas para identificar falhas e aprimorar o atendimento.
Central de agendamento de palestrantes
Uma ideia que conecta instituições espíritas a oradores preparados. O projeto também desenvolve curso de expositores. A central garante a escala dos palestrantes e a qualidade das apresentações, e os centros da região oferecem espaço para novos palestrantes se desenvolverem.
Grupo de vendas pelo whatsapp para custear o Natal
Estratégia inovadora para custear a festa de Natal e as cestas para os assistidos, baseada na comercialização de doações de itens novos ou seminovos através de grupo de whatsapp.
Todas as apresentações, legendadas para 6 idiomas, podem ser acessadas GRATUITAMENTE através da plataforma www.CultKardec.com. Basta criar uma senha de acesso.