Pensamento e sintonia é tema de Jornada sobre Valorização da Vida

Por Samantha Pardo

No dia 8 de setembro realizou-se em Santo André, no Grupo Espírita Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis, a 6ª Jornada Espírita de Valorização da Vida, contando com a participação de mais de 400 pessoas. O encontro, que tem a iniciativa da USE Regional do Grande ABC e da regional da Aliança Espírita Evangélica, teve como tema central “Orai e vigiai: pensamento, sintonia e interferência.”

Divididos em subgrupos como: atendimento fraterno, tarefeiros, público em geral, os participantes tiveram momentos teóricos e também de muito diálogo, trabalhando a questão do poder do pensamento e suas implicações nas sintonias espirituais, concluindo que vigiar e orar são grandes ferramentas para proteção e fortalecimento. 

A equipe dos evangelizadores desenvolveu ideias e estratégias para trabalhar o tema de sintonia e frequência com os pequenos e os jovens. Na encenação do diálogo entre Jesus e Bartolomeu, a mensagem de bom ânimo do Mestre tocou forte os corações presentes: “Quem estará perdido se Deus é o Pai de todos nós?” 

A mocidade e a infância não pouparam recursos para desenvolver o tema. Aquário, caixa de ferramentas, luzes de LED, teatro de fantoches, músicas e muita arte engajaram os participantes e passaram o recado sobre fluidos, sintonia e pensamento. Inúmeras experiências tiveram destaque no encontro, como por exemplo a de pó de ferro e ímã, que provocou os pequenos a refletirem sobre o que estão atraindo para si. 

O que o Spotify tem a ver com o evento? A turma de 8 a 9 anos criou playlists imaginárias de músicas que representam diferentes tipos de influências espirituais, levando-os a refletir sobre a importância de se ligarem a pensamentos e sentimentos positivos. 

Com muita criatividade, a mensagem do “orar e vigiar” foi passada aos participantes, instrumentalizando-os para um viver mental e espiritual mais saudável, tendo o evento se encerrado na certeza de que a vida, mais uma vez, foi fortalecida.