Francisco Galves retorna ao plano espiritual

Por Izabel Vitusso

No dia 16 de fevereiro, Francisco Galves encerrou a sua jornada entre nós, retornando ao plano espiritual aos 96 anos de idade, deixando uma história de vida e de serviços prestados à divulgação do espiritismo dignos de conhecimento e gratidão.

Casado com Nena Galves, ambos se tornaram grandes referências no meio espírita em São Paulo, através das inúmeras frentes de trabalho, como o Centro Espírita União, a Editora e Livraria CEU, programas de rádio e de televisão.

A história de vida do casal é marcada também pela estreita ligação com o médium Chico Xavier, o que os possibilitou acompanhar de perto momentos marcantes do movimento espírita brasileiro, dentre eles o conhecido programa de TV Pinga-Fogo, de que Chico participou em 1971.

Era no Centro Espírita União, no bairro Jabaquara, em São Paulo, que Chico Xavier recebia o grande público da região em marcantes noites de autógrafos. Uma parte significativa das obras psicografadas pelo médium era publicada pela Editora CEU, sob a coordenação de Francisco Galves. Também era junto ao casal que Chico encontrava todo o apoio para tratamentos e cirurgias ao longo de sua vida, fazendo-se deles inclusive hóspede. 

Todo o convívio e a afeição dos Galves pelo médium Nena registrou nas obras Até sempre, Chico Xavier (2009) e Chico Xavier, luz em nossas vidas (2012), com dados curiosos, como o fato de ter sido no apartamento do casal, em Santos, que Chico psicografou o livro E a vida continua..., da coleção do espírito André Luiz, FEB.

Mas não menos intensos eram os sentimentos que Nena e Francisco Galves nutriam entre si, numa cumplicidade de mais de 80 anos de convívio. “Conheci o Galves no meu aniversário de 15 anos”, diz Nena. 

Nos últimos tempos, nem mesmo as dificuldades naturais da locomoção pela idade inibiam  Galves de estar todos os dias na Livraria Espírita União, no centro da cidade, e também em algumas noites da semana nas atividades do Centro Espírita União, onde sempre atento e com admiração acompanhava as eventuais palestras de sua esposa. 

“Seu Galves foi um digno mensageiro do Mais Alto por meio do livro espírita. Ser humano extraordinário, idealista, com grandioso caráter ele propagou a mensagem cristã de maneira ilustre”, reconhece Ricardo Penfildi, da Candeia Distribuidora de Livros, com mais de 40 anos de convívio pela tarefa de divulgação do livro espírita.

Desde 1959, quando foram a Uberaba e conheceram Chico, o casal já fora informado de que a tarefa espiritual que teriam pela frente seria dos dois. Posteriormente, Chico expressou muito bem qual foi o papel do amor nesse compromisso, ao homenageá-los por ocasião da comemoração de suas bodas de ouro, em São Paulo. Ao fazer a prece, comentou o médium mineiro: "Dizem que felicidade não existe, mas Nena e Galves a encontraram por meio da família e souberam reparti-la com todos os amigos e irmãos!"

“Chico escolheu dona Nena e seu Francisco Galves como amigos do coração e a eles confiou verdadeiras pérolas literárias. A luz deve ser confiada a quem é capaz de mantê-la a brilhar. Missão cumprida com louvor, mestre Galves! Siga a iluminar!”,  homenageia Penfildi, em nome de todos os que, por aqui, dão prosseguimento ao trabalho da divulgação do espiritismo.