Batuíra: o “Ninguém” mais popular
Em alguns artigos do jornal Verdade e Luz, como em outros periódicos espíritas, Batuíra (1839-1909) assinava com o pseudônimo Ninguém, indicando a perfeita consciência de sua diminuta condição em relação ao programa superior da vida (conforme noticiou o jornal Verdade e Luz, SP, 15/05/1900, pág. 4).
Referindo-se ao seu desencarne, o escritor Afonso Schmidt (1890-1964) escreveu importantes anotações, que descrevem o perfil psicológico deste grande seareiro do Espiritismo, indicando como ele era popular na cidade que chorou sua morte: Batuíra faleceu a 22 de janeiro de 1909. São Paulo inteiro comoveu-se com o seu desaparecimento.
Que idade tinha? Nem ele mesmo sabia. Mas o seu nome ficou por aí, como um clarão de bondade, de doçura, de delicadeza do céu, dessas que se vão fazendo cada vez mais raras num mundo velho, sem porteira... Importante registrar uma profecia feita por Batuíra, como espírito, para o sr. José Gonçalves Pereira (1906-1989), no tempo em que ele estava sendo inspirado a construir a Casa Transitória Fabiano de Cristo, situada no Belenzinho, há cerca de três quilômetros do centro da cidade e que passou a representar a assistência social da Federação Espírita do Estado de São Paulo.
Batuíra comunicou-se através do médium Chico Xavier (1910-2002), em Pedro Leopoldo-MG, e transmitiu uma mensagem de orientação para tal desiderato. O sr. Gonçalves nem tinha muito claro como seria o trabalho e estava em dúvida em tentar fazê-lo, pois achava que não conseguiria.
Vale lembrar que a Casa Transitória Fabiano de Cristo tornou-se um dos mais admiráveis trabalhos de assistência social do Brasil, que tem atendido cerca de duas mil famílias carentes cadastradas (mais de dez mil pessoas), oferecendo mais de dez cursos profissionalizantes, além de assistência médica e odontológica, totalmente gratuitos.
Vale transcrever a profética mensagem do espírito Batuíra em 1954, inclusive sobre sua localização física, bem antes da fundação da Casa Transitória, em 1960, quando tudo estava incerto e indefinido: ... Cremos, realmente, que situar a instituição na parte central de nossa cidade, seria de momento uma iniciativa impraticável, entretanto, o meio-termo para a localização da obra será indiscutivelmente a solução ideal do problema. Nem o agravo de responsabilidades materiais no centro urbano, nem as dificuldades da distância excessiva nas regiões que lhe sejam vizinhas... Guarda contigo a certeza de que não estarás sozinho no trato da questão.
Batuíra – 1954, Pedro Leopoldo (psicografia Chico Xavier) O Espírito Batuíra orientou na Terra uma casa de trabalho social espírita que já beneficiou até hoje milhares de paulistanos, e tem inspirado várias casas espíritas de atendimento social noutras cidades do país... Advogado, procurador do Estado de São Paulo. É espírita militante, pesquisador, orador e biógrafo do médium Divaldo Franco, tendo organizado vários eventos espíritas em São Paulo. E-mail:washingtonfernandes@terra.com.br
(Artigo original publicado no Jornal Correio Fraterno - edição 401 / 2005)