À procura de Deus
Por Eliana Haddad
"Deus é para mim como seria um profundo problema de mecânica celeste para uma criança que está aprendendo a somar." – Herminio Miranda, Os procuradores de Deus.
A produção literária de Herminio Miranda retorna a estas páginas por dois motivos: primeiro pelo carinho da Correio Fraterno com o autor, que desencarnou em 8 de julho de 2013 e que completaria no último 5 de janeiro 94 anos; segundo porque estamos preparando para este ano a edição de seu primeiro livro, Os procuradores de Deus, lançado em 1967 (edição Calvário) e resgatado pelo diretor e fundador da Correio Fraterno, Raymundo Espelho, em um sebo paulista em 2010.
Nem Herminio tinha um exemplar. Ficou feliz com a proposta editorial da Correio Fraterno de relançar a obra, por sua atualidade sobre a história espiritual da Humanidade e a contribuição de Kardec para a vinda do consolador prometido. Mostrou-se interessado e logo manifestou seu desejo: "Vamos dar uma 'escovada' na obra".
Seu pedido fazia sentido quanto à necessidade da atualização da ortografia. Mas o que o autor queria era reler os conceitos e rever afirmações que fizera como iniciante espírita cinquenta anos atrás. Pela coerência que Hermínio sempre manteve consigo mesmo, Os procuradores de Deus é obra impecável.
Infelizmente, por suas naturais limitações físicas pela idade avançada, o projeto seguiu em ritmo mais lento, não havendo tempo de lançá-lo enquanto ele ainda estava encarnado entre nós. A previsão é que seja lançado no segundo semestre deste ano.
Os procuradores de Deus deve encantar o leitor ávido por informações e histórias espirituais que Herminio tão bem apresenta em seus fiéis relatos sobre mediunidade e importantes buscas que empreendeu, num contexto rico que faz com que mergulhemos no âmago das nossas origens e melhor compreendamos as nossas destinações.
Enquanto a obra está sendo cuidadosamente preparada, a editora Correio Fraterno tem a alegria de ter em seu catálogo livros consagrados do autor, leituras imperdíveis para quem gosta de estudar e se emocionar com a teoria e prática espíritas. Vale ressaltar ainda o especial apreço de Herminio com toda a equipe do Correio, que recebia uma injeção de ânimo para suas tarefas a cada contato com o amigo e escritor. É da editora Correio Fraterno seu último livro publicado (2012): O que é fenômeno anímico?.