O bem que escolhemos fazer
Por Izabel Vitusso
Mais um ano e somos surpreendidos pela rapidez com que 2025 vai chegando ao final, levando consigo as inúmeras possibilidades de termos sido úteis, feito a diferença para alguém.
Assim foi com a editora Correio Fraterno e com o Lar da Criança Emmanuel, entidades irmãs, nascidas num mesmo grupo na década de 1960, no ABC Paulista. Acostumado sempre a servir, o Lar – que começou como orfanato e hoje atende como creche e serviço de convivência a cerca de 250 crianças e adolescentes – foi quem dessa vez recebeu o seu presente de Natal: a vitalização das instalações físicas, através do projeto social Atraídos pelo Bem, da Associação Polo Design Center. Reunindo lojistas de decoração do ABC há 25 anos, eles também escolheram fazer a diferença, entregando a cada ano um projeto de revitalização de uma instituição que trabalhe na qualidade de vida das pessoas através de ações sociais.
Além da manutenção dos prédios, com quase 70 anos de construção de grande extensão, o Lar da Criança Emmanuel também recebeu atualizações funcionais, que trouxeram praticidade, maior conforto e mobilidade para os que ali convivem e trabalham. “Não só as nossas crianças foram beneficiadas, mas também os nossos funcionários, com a instalação de armários, toldos, adequações na cozinha, nos banheiros, sem falar que o Lar ficou lindo!” – avalia Geni Franscisco, diretora da creche.
“Foi um marco a instituição ter sido contemplada pelo projeto. Uma mudança muito grande entre o antes e o depois. As crianças e os jovens estão muito felizes com os espaços revitalizados. Foi um presente de Natal duradouro para todos os que aqui convivem”, reconhece o presidente da instituição, Adão Ribeiro da Cruz.
O coordenador da Polo Design Center, Roberto Babler, enfatizou que os 25 anos da associação merecia um projeto especial, como o do Lar, considerando a idoneidade da instituição, a extensão das instalações, erguida numa área de 12 mil metros quadrados.
A alegria esteve evidente entre todos, no dia 15 de novembro, quando o projeto foi oficialmente entregue depois de seis meses de trabalho, na presença de crianças e jovens beneficiados, dos familiares e dos profissionais, que captaram com sensibilidade o que fazer para deixar a instituição ainda mais bonita e acolhedora.
A atmosfera de reconhecimento de todas as partes esteve presente em cada sorriso, em cada apresentação singela das crianças, em cada abraço entre todos, com a esperança de que as ações no bem sejam cada vez mais comuns, unindo a todos na alegria de servir.