Grupo Espírita Paulista comemora cinco anos de sucesso com evento estadual
Por Eliana Haddad
O GEP – Grupo Espírita Paulista realizou no domingo, 25 de maio, um encontro promovido simultaneamente em sete localidades, dando mais um passo importante em seu propósito de colaboração e fortalecimento do movimento espírita do estado.
Com a inscrição de mais de 400 voluntários das regiões de São Paulo, Grande ABC, Baixada Santista-Vale do Ribeira, Sorocaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Piracicaba, Rio Claro e Campinas, trabalhadores espíritas compartilharam desafios, experiências, visões e propostas para o futuro das atividades espíritas em áreas como infância, mocidade, mediunidade, assistência espiritual, gestão e comunicação, ensino/estudos e assistência social.
“O evento foi um grande sucesso espiritual”, comemora o diretor de relações institucionais da Aliança Espírita Evangélica, Eduardo Miyashiro, que participa das atividades desde o início da formação do grupo. O que já se pode observar é que o GEP se consolidou para além das diretorias, mantendo seu espírito de união mesmo diante de mudanças de gestão e desafios inesperados. O caráter colaborativo está cada vez mais forte, impulsionando laços de amizade, união e força de trabalho. “As propostas surgidas desses encontros simultâneos estão sendo compiladas para a geração de planos colaborativos regionais entre as instituições para os próximos 12 meses”, revela.
A ideia germinou em outubro de 2019 durante o ENCOESP – Encontro Espírita do Estado de São Paulo, promovido pela USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Nessa ocasião, Aparecido José Orlando, então presidente da instituição, e Roberto Watanabe, presidente da FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo, ouviram um convite desafiador: Por que o Estado de São Paulo não realiza um grande encontro para todos os adeptos do espiritismo?
A Aliança Espírita já havia promovido um encontro de arte na sede da FEESP com a colaboração de Lirálcio Ricci, diretor de arte da USE, sinalizando o potencial da parceria entre instituições. Agendou-se, então, para janeiro de 2020, uma reunião das diretorias para planejar um grande encontro estadual no Centro de Convenções Anhembi. A pandemia de Covid-19 obrigou o adiamento do evento presencial, mas dificuldades fortaleceram o trabalho conjunto. Para apoiar os centros espíritas diante dos novos desafios, a USE criou o projeto Conecte, em parceria com o Google, para oferecer recursos de comunicação online gratuitamente às casas espíritas. A iniciativa rapidamente inspirou a Aliança Espírita a implementar o mesmo serviço, enquanto a FEESP estruturava estúdios de gravação e capacitava equipes para a nova realidade digital.
Esses esforços permitiram a realização por dois anos de uma série de lives, reunindo divulgadores de expressão, como André Trigueiro, Rossandro Klinjey, Eulália Bueno, Artur Valadares e Alberto Almeida.
Em 2022, a UFDJ – União Fraternal dos Discípulos de Jesus juntou-se ao grupo e, com a retomada dos encontros presenciais, em 2023, a sede da FEESP passou a ser palco para a maioria das atividades, palestras, workshops, rodas de conversa e oficinas de voluntariado sob o nome de Encontro Espírita Paulista, consolidando-se como referência para o movimento espírita do estado, passando a acontecer, em 2024, em polos regionais, na Capital, Baixada Santista, Sorocaba e região de Piracicaba-Rio Claro.
Com o propósito de estimular a reflexão profunda sobre o papel e os desafios das instituições espíritas, o PCE – Projeto Centro Espírita também vem promovendo encontros semanais online desde 2020, que integram trabalhadores e dirigentes de centros espíritas inicialmente da região do Grande ABC, mas já abrangendo participantes de outras regiões do Brasil e do exterior.
Sob o lema “Refletir sobre a própria casa espírita”, o projeto tem se consolidado como um espaço de diálogo fraterno e aperfeiçoamento da prática doutrinária, tendo estabelecido neste ano a parceria com o GEP, cujas instituições reunidas passaram a atuar de forma colaborativa em torno de objetivos comuns e do fortalecimento da união e unificação do movimento espírita, explica Walteno Silva, coordenador do PCE.
Realizada no quarto sábado de cada mês, a jornada tem sido coordenada por representantes do GEP e oferece encontros formativos que abordam temas atuais, como metodologias ativas, práticas pedagógicas e estratégias para promover o autoconhecimento e a transformação moral dos participantes.