Edição 500 do Correio e o compromisso com a divulgação

Organizadores e palestrantes do Encontro Nacional de Pesquisadores de 2015

Organizadores e palestrantes do Encontro Nacional de Pesquisadores de 2015

Por Eliana Haddad

Sempre atento à contextualização do espiritismo e acompanhando o interesse dos leitores, o Correio Fraterno vem há mais de 50 anos acompanhando não somente o movimento espírita, através do registro de informações diversas, mas buscando conteúdos relevantes, que mostrem a presença das ideias espíritas no cotidiano, na vida, na Natureza.

Sem proselitismos, numa linguagem atual e liberta, as coberturas de eventos são bons exemplos para se perceber como diversos temas se relacionam e a importância do estudo e da pesquisa nas diversas áreas de conhecimento.

Foi assim que nessas 500 edições inúmeros eventos foram registrados, divulgando-se o trabalho de núcleos de estudos que se consolidaram para a divulgação do espiritismo. São passos importantes para que se possa realizar não só o entendimento teórico, mas o incentivo ao progresso, à reforma moral, sabendo-se que essa tão almejada transformação não se dá de forma súbita, mas numa construção de união de esforços e iniciativas, uma vez que o espiritismo não se limita a apenas provar o mundo invisível.

Na seção Acontece o Correio abordou também lançamentos de filmes, peças teatrais e novelas com temática espírita, campanhas nacionais importantes, como a da valorização da vida, bienais de livro, e ultimamente, pelos impositivos da pandemia, lives, cursos, estudos e outras iniciativas virtuais. 

Vale ressaltar o acompanhamento do trabalho voltado à pesquisa espírita, tão incentivado nos Encontros Nacionais da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. A rede virtual foi criada pelo pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro, que desencarnou em 2005, com o objetivo de aproximar estudiosos do espiritismo, dentro ou fora do movimento espírita, para intercâmbio de informações e preservação da memória espírita. O primeiro encontro foi realizado em Goiânia, GO, em 1999, mas a Liga foi, na prática, criada em 2002 com a formação de uma rede virtual que se comunicava por e-mail. Os Enlihpes inauguraram um novo formato de eventos espíritas, um espaço privilegiado para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de investigação científica sobre a temática espírita, atraindo pesquisadores de todo o país.  Os trabalhos inscritos, submetidos ao parecer de uma comissão científica, no sistema Double Blind Review, são apresentados pelos autores no evento e, também, reunidos em livro. Já foram publicados 15 livros, em duas coleções, “Espiritismo na Universidade”, seis volumes, com teses e dissertações espíritas, e “Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo” com os Anais dos encontros. Ao todo, 63 autores já tiveram seus trabalhos apresentados nos Enlihpes, sobre os mais variados temas.

Neste ano, o 16º Enlihpe acontece de forma virtual, em  28 e 29 de agosto, tendo como tema central O livro dos médiuns. Ele contará com uma sessão internacional, apresentada por Julie Beischel (não-espírita) sobre pesquisas com médiuns no Windbridge Research Center, do Arizona, Estados Unidos.

As apresentações dos trabalhos poderão ser acompanhadas ao vivo pelos canais do Youtube e do Facebook da USE SP, apoiadora do evento, juntamente com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Eduardo Carvalho Monteiro

Encontro Nacional de Pesquisadores
Programação

Sábado, 28 de agosto

9:00 - O livro dos médiuns: origem dos textos e evolução da obra (Luís Jorge Lira e Luciana Farias)
9:40 - Mecanismos da mediunidade: Um paralelo entre André Luiz e Kardec (Alexandre Fonseca)
10:40 - A loucura sob novo prisma como produção de conhecimento científico (José Daniel Souza)
11:20 - Catálogo racional de obras para se formar uma biblioteca espírita: a publicação original comparada a manuscritos e demais versões (Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth e Luciana Farias)
14:00 - Valorização de Kardec nos trabalhos da LIHPE (Alexandre Fonseca)
14:40 - Três conceitos de experiência: o crítico-transcendental, o analítico-pragmático, e o espírita (Humberto Schubert)
15:40 - Pesquisas sobre médiuns no Windbridge Research Center (Julie Beischel)
16:30 - A atuação de Amélie Boudet na sucessão de Allan Kardec (Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth e Luciana Farias)

Domingo, 29 de agosto

Painéis

8:10 - Alteração da qualidade de vida de integrantes de reuniões mediúnicas após as restrições impostas pela covid-19 (Ricardo A. da Silva, Eliomar Cypriano e Raphael Vivacqua)
8:50 - Proposta de pesquisa de mediunidade intervivos (Maurício Mendonça)
9:30 - A irradiação mental no tratamento espiritual do transtorno mental (Jaider Rodrigues de Paulo, et al.)
11:00 - Uma identificação da causa mortis alegada pelos espíritos comunicantes das cartas psicografadas por Chico Xavier (Carlos Fernandes e Emanuelly Silva)

ESPECIALCorreio.newsComentário