Campinas recebe Encontro Nacional de Pesquisadores do Espiritismo

Luís Jorge Lira, Marco Milani e Luciana Farias

Por Eliana Haddad

O 20º Enlihpe – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, no Centro Espírita Allan Kardec, em Campinas, com apoio da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e do CCDPE-ECM – Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro.

Sueli Aquino

Dando início ao encontro, a escritora e palestrante espírita Therezinha de Oliveira (1926-2021), que por muitos anos presidiu a casa que acolheu o evento, recebeu afetuosa homenagem, através da presidente da USE, Julia Nezu.

Tendo como tema central “Justiça divina segundo o espiritismo”, em comemoração aos 160 anos da obra O céu e o inferno, de Allan Kardec, as apresentações dos trabalhos ficaram por conta dos pesquisadores: Brasil Fernandes de Barros (sobre “Chico Xavier e o processo de produção de seus livros: um estudo documental”), Paulo Roberto Carneiro da Paixão Júnior (“Dialética expandida: a integração filosófica entre matéria, espírito e realidade”), Alexandre Fontes da Fonseca (“Analisar André Luiz não é condená-lo”), Adair Ribeiro Júnior, Carlos Seth Bastos e Luciana Farias (“Os títulos de O evangelho segundo o espiritismo: uma análise historiográfica”), Sueli da Silva Aquino e Hermes Adolfo de Aquino (“Importância da leitura e estudo das obras de Kardec pelos adeptos do espiritismo”) e Luciana Farias e Luís Jorge Lira Neto (“O céu e o inferno: origem dos textos e evolução da obra”).

Brasil de Barros: apresentação sobre “Chico Xavier e o processo de produção de seus livros: um estudo documental”

Brasil Fernandes Barros também expôs sua proposta de normalização de referências bibliográficas de Allan Kardec e Antonio Cesar Perri de Carvalho proferiu palestra sobre os 160 anos do livro O céu e o inferno.

Momentos interessantes foram também marcados por mesas-redondas com os pesquisadores, quando o público presente e internautas puderam fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados, submetidos ao encontro em forma de artigo científico e avaliados através do sistema Double Blind Review (revisão anônima por pelo menos dois pesquisadores espíritas e com conhecimento da área do artigo).

Ricardo Terini, lançando o livro Face a face com as ciências naturais: o espiritismo em diálogo com o progresso das ciências

O cuidado com a avaliação e orientação aos trabalhos permite que os Enlihpes sejam realmente espaços diferenciados no contexto brasileiro, ocasião em que não só se apresentam, mas também se discutem as propostas e trabalhos de investigação científica, em todas as áreas de conhecimento, que envolvam temáticas espíritas, possibilitando também aos pesquisadores, anualmente, a divulgação dos estudos através de textos selecionados em forma de livro.

Além do lançamento do livro Justiça divina segundo o espiritismo, contendo os trabalhos apresentados este ano1, foram também lançados os livros Face a face com as ciências naturais: o espiritismo em diálogo com o progresso das ciências, de Ricardo Andrade Terini2, e Na intimidade do coração: a mística em Chico Xavier, de autoria de Brasil Fernandes de Barros, Ed. CRV.

O evento também contou com as presenças dos professores Silvio Chibeni, coordenador do Grupo de Estudos Espíritas da Unicamp, e do neurocirurgião, professor Nubor Facure, do Instituto Mente e Cérebro, ambos da cidade de Campinas.

Alexandre Fontes da Fonseca

Reunidos, membros da Liga de Pesquisadores do Espiritismo estabeleceram que o próximo Enlihpe será realizado na cidade de São Paulo, SP, nos dias 29 e 30 de agosto de 2026.





Os vídeos do 20º Enlihpe podem ser acessados através do YouTube: www.bit.ly/Enlihpe2025