Atividade social mobiliza crianças e jovens na casa espírita

Refeições servidas em marmitas de papel: de olho no meio ambiente

Por Redação

No dia 27 de abril, o Grupo Espírita Irmão Alexandre, de São Caetano do Sul, SP, realizou sua tradicional atividade de ação social, através da distribuição de refeições para pessoas em estado de vulnerabilidade, contando desta vez com a presença marcante de crianças e jovens como voluntários. 

O incentivo à participação desse novo público é parte de um projeto iniciado no ano passado, através da USE Municipal de São Caetano, para fortalecer os laços entre as casas espíritas da cidade e, principalmente, reaquecer o retorno às atividades da Infância e Juventude, desde o período do pós-pandemia. 

As atividades iniciaram um mês antes com a arrecadação de itens para o preparo da alimentação e dos kits de higiene, embalados com muita alegria e compromisso pelos participantes mirins.

Os quatro pilares

O projeto, que se finaliza em agosto, tem como base quatro pilares: ações sociais, como a distribuição das refeições; artes, onde equipes garantem a presença da música, da contação de histórias e demais recursos de alegria e sensibilização, dos estudos, e também de palestras. Ao todo, seis palestras conduzidas por jovens em diferentes casas espíritas abrem espaços para reflexões sobre os desafios nos tempos atuais, sobre o trabalho com a autoestima, o privilégio de se conhecer Jesus na juventude, com o objetivo de sensibilizar o público para o seu maior engajamento na casa espírita.

De olho no meio ambiente

Inspirados pela participação, em março, do jornalista André Trigueiro no Projeto Centro Espírita, em que através de um bate-papo online falou sobre o centro espírita e a preservação do planeta, a ação social da entrega das refeições colocou em prática o conteúdo teórico da conversa, priorizando a sustentabilidade no decorrer de toda atividade, mostrando que é possível a prática dos cuidados ambientais nas tarefas desenvolvidas nas casas espíritas, com a utilização de materiais diferenciados.

“As refeições foram colocadas em marmitas de papel, e os kits de higiene e de doces em saquinhos de papel kraft. Tivemos também ração para animais e água em garrafas. Todo o material utilizado foi biodegradável, pensando-se sempre no meio ambiente”, explica Stella Segatti Coelho, diretora deAA.  departamento da USE - São Caetano do Sul.

https://bit.ly/projeto-centro-espirita