Abraços e reflexões no Congresso Estadual em Atibaia

Por Redação

Neste final de semana, 24 a 26 de junho de 2022, aconteceu em Atibaia, SP, o 18º Congresso Estadual de Espiritismo, num encontro embalado pela satisfação de se poder abraçar, depois do período grande de isolamento, valorizando-se ainda mais um dos seus grandes propósitos: a confraternização entre os espíritas. 

O evento foi realizado no Tauá Resort & Convention Atibaia, interior de São Paulo, e teve como tema central “Evolução do ser: consciência e livre-arbítrio”. 

Promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, o grande encontro teve a participação de cerca de 700 congressistas, vindos de 12 estados brasileiros e 84 cidades do estado de São Paulo.

Estiveram presentes oradores como Alberto Almeida, André Trigueiro, Heloisa Pires, Haroldo Dutra, Humberto Schubert, Emanuel Cristiano e Rossandro Klinjey.

Seis rodas de conversa, envolvendo temais atuais, reuniram participantes para trocas de ideias sobre assuntos, como lições da pandemia; desafios da prática mediúnica; uso equivocado de teorias científicas; práticas estranhas no centro espírita; diálogo entre gerações no movimento espírita; espiritismo: religião em seu sentido filosófico; fatos históricos e coerência doutrinária e o espírita ante as mídias sociais.

A atenção para as bases fundamentais do espiritismo, em sua exata compreensão e prática, a realidade ao lidar com as novas demandas do pós-pandemia foram alguns dos tópicos destacados.

No saguão, uma exposição de manuscritos, obras raras e documentos das duas primeiras décadas do espiritismo no Brasil, teve a participação do museu AKOL, USE e o CCDPE, enriqueceu o evento.

Momentos artísticos, feira de livros e muita confraternização envolveram os três dias do grande encontro da USE, que comemora os seus 75 anos de fundação.