Quem é Meimei no espiritismo?

Meimei é o apelido de Irma de Castro Rocha, um dos espíritos que ditam mensagens e livros de muito consolo e orientação, através do médium Francisco Cândido Xavier. Ela nasceu em Mateus Leme, MG, e ficou órfã de pai aos 5 anos de idade. Meimei era inteligente, sempre primeira aluna da classe, mas foi obrigada a abandonar os estudos por conta de problemas renais. Recuperada, mudou-se para Belo Horizonte.

Voltou a estudar e formou-se professora, passando a dar aulas para crianças. Nesse período conheceu seu primeiro namorado, Arnaldo Rocha (1922-2012), com quem casou-se quatro anos depois, aos 22 anos de idade. Eles se chamavam por Meimei, depois de terem lido o livro Momentos de Pequim, de Lin Yutang, que ao final explicava que o verbete “meimei” queria dizer “amor puro”. O matrimônio durou dois anos. Ela voltou a adoecer, vindo a desencarnar aos 23 anos, em 1946.

O encontro com Chico e o recado de sua amada Cerca de cinquenta dias após a morte da esposa, profundamente abatido e acompanhado de seu irmão, que já era espírita, os dois encontraram com o médium Chico Xavier em uma das avenidas de Belo Horizonte. Arnaldo até então desconhecia não havia tido contato com o espiritismo e nunca havia encontrado com Chico. Olhando-o, o médium logo disse com seu jeito mineiro, afável: "Ora gente, é o nosso Arnaldo. Está triste, magro, cheio de saudades da querida Meimei"... "Deixe-me ver, meu filho, o retrato de nossa Meimei que você guarda na carteira." Logo depois, completou: “Nossa querida princesa Meimei quer muito lhe falar!"

Naquela mesma noite, em reunião realizada em casa de amigos espíritas, ela deixou a sua primeira mensagem, tratando o ex-esposo por “Meu Meimei”, apelido que era segredo entre o casal. Meimei é homenageada por dezenas de casas espíritas em todo o país, que adotam o seu nome. Ela foi criada na religião católica e tinha mediunidade clarividente, conversava com os espíritos e relembrava cenas do passado. São de sua autoria os livros Pai Nosso, Amizade, Palavras do coração, Cartilha do bem, Evangelho em casa, Deus aguarda e Mãe.

Quem éEliana HaddadComentário