Quem é Maria Dolores no espiritismo?
Maria Dolores é um dos espíritos que assinam as várias mensagens mediúnicas de Francisco Cândido Xavier.
Maria de Carvalho Leite (1901-1958) nasceu em Bonfim da Feira (BA) . Também chamada de Madô e de Mariinha, foi professora, dedicou-se à poesia e também atuou como redatora-chefe, durante 13 anos, da página feminina do Jornal O Imparcial, além de colaborar no Diário de Notícias. Suas poesias foram reunidas no livro Ciranda da vida.
Casada com o médico Odilon Machado, não tiveram filhos. Após anos de sofrimento conjugal, separou-se e passou a se dedicar ao amparo de crianças no Lar das Meninas sem Lar, chegando a abrigá-las em sua própria casa. Posteriormente, residindo em Itabuna – BA, conheceu o italiano Carlos Carmine Larocca, radicado no Brasil, e com ele constituiu novo lar, adotando por filhas seis meninas.Maria Dolores foi membro da Legião da Boa Vontade a quem prestou serviços de beneficência, como pianista, pintora, costureira e de arte culinária. Também foi ativa colaboradora da Mansão do Caminho, obra de Divaldo Pereira Franco fundada em 1952, doando algumas das primeiras louças e talheres e trabalhando como voluntária na instituição baiana, incluindo a confecção de cartões de Natal, pintados por ela, para venda em benefício da Casa. Após a morte, tornou-se ativa escritora através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, trazendo contos em versos, poemas e trovas. Há ainda dezenas de produções poéticas de Maria Dolores, sobretudo com temáticas para o Natal e Dia das Mães
Estão entre as obras psicografadas e assinadas por ela: -Antologia da Espiritualidade (1971)-Coração e vida (1978)-A vida conta (1980)-Caminhos do amor (1983)-Alma e vida (1984)-Dádivas de amor (1990).