O aspecto religioso do espiritismo

heaven-5772622_1920.jpg

Por Edson Outtone *

Eu não entendo. Afinal, o espiritismo é religião?
Daiane de Oliveira Fonseca, Rio Verde - GO

O espiritismo é uma ciência que estuda os fenômenos espíritas através da mediunidade; é uma filosofia que esclarece as causas e princípios de todas as coisas e também é religião. O termo religião vem do latim religare, que significa ligar novamente aquilo que esteve temporariamente desligado, ou restabelecer a ligação com Deus.

Os homens na sua limitação de conhecimento resolveram criar formas para que essa ligação pudesse ocorrer e assim criaram cultos, rituais, hierarquia sacerdotal, estabeleceram sacrifícios e as escrituras sagradas passaram a ser interpretadas por aqueles que se autodenominavam enviados de Deus.

Com Jesus, tais formalidades perderam força quando ele revela que o reino de Deus está dentro de nós e que não será alcançado por manifestações exteriores, ou seja, que a ligação com Deus é interior, está na nossa consciência e independe de qualquer formalidade.

Jesus, na parábola do Filho Pródigo, conta que um homem, cansado da monotonia da vida, pediu a seu pai a parte da herança que lhe cabia e saiu pelo mundo. Depois de muitas andanças, gastando todos os recursos em futilidades, faminto e cansado, implora lhe dessem algo de comer e um lugar para descansar e a única coisa oferecida foi viver em um chiqueiro e se alimentar junto aos porcos.

Esgotado e desmoralizado, resolve voltar para casa, sendo recepcionado pelo pai com uma grande festa. Esta parábola esclarece como procede o homem na sua trajetória de vida. Iludido pela posse de bens materiais e satisfação dos desejos, se afasta de Deus (Pai) para viver voltado aos interesses do egoísmo e da vaidade.

Quando se cansa dessa vida sem valores reais, volta-se para Deus, que como Pai, bom e misericordioso, sempre está de braços abertos para recebê-lo. Esse é o momento que o homem se liga novamente a Deus, o religar aquilo que ficou temporariamente desligado.

Religião é um ato de amor a Deus e como Ele está em nós, está também no outro e amar a Deus é amar ao próximo como a si mesmo.

Esta é a religião espírita, um sentimento íntimo de religiosidade voltado para o Deus interior que habita em nós, que independe de templos, cultos, rituais ou sacrifícios e que se manifesta no amor pelo semelhante, fazendo a ele aquilo que gostaríamos seja feito para nós.

*Edson Outtone é dirigente de casa espírita e expositor do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos em São Paulo.

(Publicado no jornal Correio Fraterno, edição 469, mai./jun. 2016)

Correio.newsComentário