O que é Evangelho no lar?
Muitas pessoas perguntam o que é e como fazer o Evangelho no Lar.
Ele é o estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar, da qual todos podem participar, inclusive as crianças. Nada impede que seja feito por uma só pessoa.
Toda a família ganha com a aprendizado dos ensinamentos, com os princípios morais, que vão se tornando naturalmente presentes, através das leituras semanais.
As preces feitas em casa são elementos importantes para a harmonização do lar. Proporcionam a proteção e a presença dos benfeitores espirituais.
Normalmente segue-se o roteiro abaixo, procurando-se manter a disciplina das atividades, de aproximadamente 30 minutos, sempre no mesmo dia e horário da semana, para que o ambiente se torne equilibrado durante a semana e favoreça o convívio de todos, contando com os espíritos superiores, que nos amparam, nos estimulam e nos orientam.
Além disso, o segundo propósito do Evangelho no Lar são as vibrações e preces realizadas durante a reunião. As preces feitas são caridade a nossos irmãos, conhecidos ou não, que precisam de tal vibração.
As orações feitas em casa são também elementos importantes para a harmonização do lar. As vibrações proporcionam então uma proteção dos familiares e para casa.
O Evangelho no Lar reúne também, os benfeitores espirituais. Portanto, agradeça sempre os bons espíritos e cumpra o compromisso e a pontualidade dessa reunião.
Roteiro para a reunião
1. Início da reunião: Prece simples e espontânea.
2. Leitura de O evangelho segundo o espiritismo: Começar desde o prefácio, lendo um item ou dois sempre em sequência.
3. Comentários sobre o texto lido: Devem ser breves e contando com a participação dos presentes, evidenciando o ensino moral aplicado às situações do dia a dia.
4. Vibrações: Pela fraternidade, paz e equilíbrio de toda a Humanidade, pela implantação e vivência do Evangelho em todos os lares; pelo próprio lar dos participantes, mentalizando paz, harmonia e saúde para o corpo e para o espírito.
5. Pedidos: Pode-se pedir pelos parentes, amigos, por pessoas que não participem do círculo de amizades e por toda a Humanidade.
6. Prece de encerramento: Simples, sincera e espontânea, agradecendo a Deus, a Jesus por tudo o que a vida tem concedido; e a presença dos benfeitores, que se fazem presentes durante o Evangelho no Lar.