O que é espírito?
O espírito é o “princípio inteligente do Universo”, definiram os Espíritos a Allan Kardec na pergunta 23 do O livro dos espíritos. Explicaram também que não é fácil analisá-lo na nossa linguagem por não ser algo palpável. Isso porque tudo o que existe no Universo é formado pela união de dois princípios distintos – o da inteligência (princípio inteligente, espírito) e o da matéria (princípio material).
O espírito realiza sua caminhada evolutiva através de diversas experiências na matéria, passando pelos diversos reinos da Natureza, até se tornar humano ao atingir a consciência de si, do outro e de Deus. Aí torna-se uma individualidade. Também passa a ter a liberdade de escolha (livre-arbítrio), responsabilizando-se por seus atos e iniciando sua evolução moral.
Os espíritos que atingem esse estágio evolutivo “são os seres inteligentes da Criação”, conforme também explica O livro dos espíritos, pergunta 76. Kardec passa então, a partir daí, a analisar na obra a origem, a natureza e a ocupação desses seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente universal.