O pensamento de Richard Simonetti

Série especial reunirá autores clássicos do espiritismo

opensamentorichard.jpg

É de conhecimento do movimento espírita a facilidade e  o poder de síntese que tem o escritor e palestrante Richard Simonetti para analisar  os mais variados assuntos, relacionando-os sempre  à temática espírita de uma forma simples,  dinâmica e com linguagem sempre atual.

Natural de Bauru, interior de São Paulo, de família espírita, Simonetti participa ativamente há mais de 50 anos do movimento espírita. Tem 47 livros publicados, onde  já falou sobre tudo  -  família, relacionamentos, sexualidade, destino, drogas, morte, obsessão e mediunidade, dentre outros – divulgando o Espiritismo na sua forma mais natural, explicando os desafios da vida.

Agora, parte desse rico conteúdo  poderá ser conhecido e apreciado resumidamente, em rápidas pinceladas,  em uma única obra, que reúne em edição convidativa  uma pesquisa dos temas por ele abordados em seus livros. Com o lançamento de O pensamento de Richard Simonettiorganizado pelo também escritor e pesquisador Raymundo Rodrigues Espelho, a Editora Correio Fraterno inaugura uma nova série de publicações que reunirá em projeto gráfico moderno  e bem  ilustrado os pensamentos dos grandes estudiosos e  autores do mercado editorial espírita.

“Sempre tive o hábito de anotar pensamentos e pequenas frases, espíritas ou não”, revela Rodrigues Espelho, idealizador do projeto.Ele conta  que ao  iniciar  o curso primário numa escola rural, na época da segunda guerra, o material escolar, como tudo, era escasso e, quando ainda se alfabetizava, já fazia cópias da cartilha e as distribuía para crianças que não tinham o material. Ao  começar a ler as obras espíritas que o pai comprava, copiava trechos também. “Copiava, apenas por copiar”, lembra. Frequentou  o então "Catecismo Espírita", seguindo a Mocidade Espírita, Centro e depois outras instituições, como a União Municipal Espírita e o movimento espírita, como um todo. Na década de 1980 um contato com o autor Sérgio Lourenço, de Presidente Prudente, SP, aguçou ainda mais esse seu interesse. “ Ele  escrevia Minutos Preciosos, uma seleção de pensamentos de cinco livros do Espírito Marco Prisco. Foi convidado a fazer o prefácio da obra e nunca mais deixou esse tipo de trabalho, com o objetivo de sempre: levar a cultura, principalmente espírita  para quem interessar. “Sempre lembro daqueles menos abastados, que podem adquirir o resumo de vários livros, que serão apreciados homeopaticamente. Além disso, as ideias  e a Doutrina  Espírita vão sendo divulgadas, proporcionando-se ao público uma maior  facilidade para tomar contato com a literatura espírita”.

Richard Simonetti  publicou seu primeiro livro em 1969. Até aí Raymundo Espelho já havia assistido suas palestras, tendo-o  sempre como um dos melhores oradores espíritas. “Sua postura perante o público, a delicadeza no trato para com o próximo, o vasto conhecimento doutrinário e da cultura de forma geral sempre me chamaram a atenção”, lembra. Surgiram seus primeiros artigos na imprensa espírita. “ Vi a mesma criatura que via na tribuna. Seus livros confirmam tudo isso, merecem e precisam ser divulgados, e esperamos estar contribuindo para tal”, diz Raymundo Espelho.

O pensamento de Richard Simonetti tem 110 páginas e de forma leve, com visual mais despojado, através das ilustrações especialmente criadas para os temas, abrange  127 itens, organizados em ordem alfabética e com explicações específicas,  que são comentadas, definidas ou relacionadas a histórias sérias ou citações bem-humoradas que só a inteligência e a sabedoria de um autor como Simonetti consegue combinar de forma elegante e repleta de amor.

 

Correio.newsComentário