Vem aí o 18º Enlihpe

O 18º ENLIHPE — Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo — será realizado esse ano em Juiz de Fora, MG, nos dias 16 e 17 de setembro, na Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora, e poderá ser acompanhado presencial e virtualmente.

Serão apresentados nove trabalhos durante o evento, uma iniciativa que teve sua origem num despretensioso grupo virtual criado em 2002 pelo escritor e pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro (1950-2005). Aos poucos, pela seriedade de suas análises, o Enlihpe foi se consolidando no movimento espírita como importante reunião de pesquisadores e estudiosos sobre diversos temas espíritas, cujos artigos têm sido publicados em anais desses encontros.

O tema central escolhido no ano passado para essa 18ª edição do evento será “Perispírito: concepções e pesquisas”.

Na manhã de sábado, dia 16, haverá duas mesas-redondas. Uma com o neurocirurgião David Monducci, que apresentará “O perispírito e os campos morfogenéticos”; com o físico Alexandre Fonseca, sobre “Incoerências doutrinárias na obra Evolução em dois mundos: a questão do automatismo fisiológico”; Luciana Farias, Adair Ribeiro e Carlos Seth sobre “Perispírito e natureza do corpo de Jesus”. 

A segunda mesa será composta pelo pesquisador Brasil de Barros, que discorrerá sobre “Características religiosas do espiritismo conceitos controversos” e por Luiz Jorge Lira e Luciana Farias, que apresentarão um estudo sobre “O ciclo de vida organizacional da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas na gestão de Allan Kardec”. Também será realizada conferência sobre “Projeto piloto de replicação do Controle universal de ensino dos espíritos”.

No sábado à tarde, acontece a terceira mesa-redonda do evento, com Bruni Faez, sobre “Investigação científica de sobrevivência pós-morte da consciência: delineamentos conceituais e filosóficos”. Jéssica Plácido, Marco Aurélio Junior, Paulo Bastos, Thaise Toutain e José Miranda falarão sobre “Caracterização funcional do transe mediúnico: eletroencefalografia e redes funcionais cerebrais”, e Daniel Salomão sobre “Trocas de vestes e transformações: descrições análogas ao perispírito na literatura não canônica do judaísmo antigo”. Humberto Schubert e Alexander Moreira-Almeida participarão de um pinga-fogo sobre o livro Ciência da vida após a morte, do qual são autores e que teve recente tradução do lançamento original, em inglês, para o português. Ainda haverá o lançamento do livro História geral do espiritismo - Resumo expositivo, de Lucas Berlanza e Eric Pacheco.

No domingo, será ministrado por Alexandre Fonseca o Curso de iniciação à pesquisa em espiritismo, seguido de mentoria com pesquisadores do espiritismo e de fenômenos espirituais, que serão divididos em dois grupos: pesquisa em espiritismo/doutrina espírita, com Alexandre Fonseca, e pesquisa em fenômenos espirituais, com membros do NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde. 

“O curso consiste numa orientação para quem queira fazer pesquisa espírita ou sobre espiritualidade e espiritismo. Teremos linhas de pesquisa de mediunidade, fenômenos e experiências quase-morte para quem se inscrever nesses projetos”, esclarece Humberto Schubert, diretor do evento neste ano.

Segundo Schubert, o perispírito é assunto muito importante para ser estudado e foi escolhido justamente por ser um tema ainda confuso, mal compreendido e mal explorado na própria literatura espírita, particularmente na literatura de pesquisa. “O que há sobre esse tema na literatura espírita, sem demérito algum, são repetições e revisões do que Kardec fez e ou do que outros autores do passado fizeram, e pouco avanço sobre o que seriam pesquisas recentes a respeito desse tema, incompreendido, aliás, desde a época de Kardec. A gente não sabe exatamente o que seja perispírito e é justamente aí que as pesquisas deveriam ser mais intensas”, conclui.

O 18º Enlihpe é realização da Liga de Pesquisadores do Espiritismo tem como apoiadores a USESP - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, AME - JF, Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora e CCDPE-ECM Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro.

Programação: ccdpe.org.br/18oenlihpe

Inscrições: bit.ly/Inscricao-18-ENLIHPE

O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e um dos autores da obra Ciência da vida após a morte, estará em São Paulo, no dia 22 de setembro, para o lançamento do livro e também para realizar conferência sobre o tema:

Às 13:30h conferência no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Anfiteatro); rua dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César.
Às 18:30h, na Livraria da Vila; rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, com bate-papo com os autores e autógrafos.