Um jornal espírita para artigos científicos
Por Redação
De modo similar às revistas científicas e acadêmicas, o físico e professor da Unicamp Alexandre Fontes da Fonseca lançou em 2013 o Jornal de Estudos Espíritas (JEE), dedicado à publicação de artigos de pesquisa espírita, e que adota a metodologia de seleção e análise por pares (peer review), em que pareceristas anônimos são convidados a analisar cada artigo de acordo com um conjunto de critérios definidos.
“Embora alguns periódicos e coletâneas espíritas já realizem, em maior ou menor grau, a aplicação dessa metodologia, o JEE foi idealizado para servir ao movimento espírita de modo contínuo e independente de vínculos com qualquer sociedade, instituição ou órgão federativo espírita. As submissões de artigo para publicação podem ser feitas a qualquer momento por qualquer pesquisador”, explica Alexandre Fonseca.
A motivação é dupla: estimular a pesquisa espírita séria, que tenha como base e valorize os fundamentos da doutrina espírita, e permitir o desenvolvimento do caráter progressivo do espiritismo com a segurança e a seriedade que o método de análise por pares favorece. Assim como cada periódico científico no mundo valoriza sua área de pesquisa, o JEE tem como objetivo valorizar a doutrina espírita como teoria espírita capaz de explicar os fenômenos psíquicos, valorizando a forma como ela foi revelada pelos Espíritos ao tempo de Kardec.
“O fórum mais seguro e adequado para que ideias, fenômenos, conceitos, controvérsias, questionamentos e inovações sejam publicados, é o de artigos científicos de pesquisa, como os publicados no JEE. Primeiro, porque passam por cuidadosas análises anônimas, por pares, bem fundamentadas na doutrina, na ciência e na filosofia. Segundo, pela importantíssima vantagem de eles promoverem reflexões posteriores na comunidade espírita, sem que o assunto seja considerado definitivamente concluído ou fechado, já que podem ser confirmados ou refutados através da submissão de novos artigos. Isso permite a discussão pública e séria de temas diversos através de um fórum mais permanente e duradouro que é o das publicações e não por meio de opiniões ou publicações particulares”, destaca Fonseca.
Os artigos publicados no JEE são de acesso aberto e não há cobrança de taxas para a publicação. No meio espírita, ele se destaca por cadastrar o DOI (Digital Object Identifier) de cada artigo publicado, como é feito, atualmente, com toda a produção intelectual do mundo.
Seu escopo inclui mas não se limita a tópicos como: mediunidade, reencarnação, vida espiritual, aspectos científicos, históricos, religiosos e filosóficos do espiritismo e do movimento espírita, análise de obras espíritas consagradas, relações do espiritismo com saúde e sociedade, esclarecimento de críticas etc.
“Ele não compete com os periódicos do movimento espírita e só aceita publicar artigos que contenham contribuições inéditas, isto é, que não sejam repetições do que já foi pesquisado e publicado na literatura espírita”, conclui Alexandre.
Saiba mais: https://sites.google.com/site/jeespiritas. email jestudosespiritas@gmail.com
Até 2022, foram publicados 58 artigos regulares (inéditos), 13 artigos reproduzidos, 5 resenhas de livros, um lançamento de livro.