Sessões de materialização com Linda Gazzera

Sessões de materialização com a médium Linda Gazzera. Na imagem à direita, a presença do pesquisador Charles Richet

Sessões de materialização com a médium Linda Gazzera. Na imagem à direita, a presença do pesquisador Charles Richet

Linda Gazzera (1890 - 1932), famosa médium italiana, era figura requisitada entre os pesquisadores dos fenômenos mediúnicos do início do século passado, que por seu intermédio eram produzidos em alta escala. O seu nome figura no relatório de pesquisadores, como César Lombroso, Charles Richet, Mme. Bison e Henrique Imoda.

Dr. Imoda, médico italiano e infatigável pesquisador, estudou pacientemente durante dois anos a mediunidade de Linda Gazzera, tendo conseguido, depois de inúmeras experiências, reunir material de grande valor documental, em que figuram produções telepáticas e materializações notáveis, fotografadas durante as sessões realizadas em Turim, nas residências da princesa de Ruspoli e da senhora Coggiola, com um selecionado grupo de pessoas. Toda esta valiosa documentação foi publicada, depois da morte do Dr. Imoda, em um livro: "Fotografie di fantasmi" (Fratelli Bocca), prefaciado por Charles Richet.

De caráter impulsivo, habitualmente alegre, a médium passava com facilidade de um estado de ânimo para outro; facilmente se entristecia, como de imediato se controlava.

Apreciava dormir durante o dia e velar à noite, quando confeccionava suas roupas, escrevia novelas e historietas sentimentais, enviando-as para jornais. Era de discreta cultura literária; apreciava o estudo das línguas estrangeiras e mostrava tendências para o desenho.

O seu transe mediúnico iniciava-se com muita facilidade e rapidez. Em poucos segundos, passava para o transe sonambúlico e no final da sessão, com ligeiro sopro nos olhos e uma chamada pelo seu nome em voz baixa, ela despertava naturalmente, recuperando toda a lucidez.

Em 1909, a médium viajou a Paris para realizar sessões com Charles Richet. O êxito foi completo.

Com as experimentações do exímio pesquisador, surgiram novos fenômenos de efeitos luminosos, sendo este o período áureo de sua mediunidade.

Fonte: Anuário Espírita 1990, IDE.

(Publicado no jornal Correio Fraterno, edição 485 janeiro/fevereiro 2019)

curiosidadesCorreio.newsComentário