O apoio espiritual ao maestro João Carlos

maestro-joao-carlos.jpg

O maestro brasileiro João Carlos Martins, reconhecido mundialmente como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) e famoso também por suas histórias de superação de doenças e acidentes que lhe roubaram a destreza da mão esquerda que o impediram de continuar a tocar piano, também tem uma história surpreendente no campo espiritual.

Foi num sonho que o maestro Eleazar de Carvalho (1912 –1996) lhe apareceu e o aconselhou: "João, vai ser maestro!" Era o impulso que necessitava para continuar a trabalhar com a sua grande paixão: a música.

Estudou regência e tornou-se um maestro de indiscutível sucesso. Apresentou-se em Paris e Londres, formou a orquestra Bachiana Filarmônica, trabalhou com jovens carentes dos bairros da periferia de São Paulo.

Martins também revelou em várias entrevistas que sua mãe era espírita. "Ela nunca soube uma palavra sequer de italiano, mas antes dos recitais, se concentrava e começava a falar comigo como se fosse Busoni*.

Dizia: 'Eu sou Ferruccio Busoni. Você vai fazer grandes coisas ao piano'. Era uma coisa muito estranha. Durante o primeiro ano da minha carreira ela fez isso, depois disse que não podia mais receber Busoni (...) Eu confiava na minha mãe e dizia a mim mesmo: "Se Busoni está ao meu lado, eu não faço nenhum erro, eu posso voar, eu posso qualquer coisa".

João Martins tinha apenas 12 anos quando, confiante, realizara seu primeiro concerto. Mas basta ouvir as gravações desses concertos e perceber que ele não costumava errar mesmo. "Colocava todas as minhas emoções na música".

Fonte: Anuário Espírita 2007, IDE.

(*) Ferruccio Busoni (1866 –1924) – célebre pianista e compositor italiano, cujas numerosas obras foram baseadas em Johann Sebastian Bach.

curiosidadesCorreio.newsComentário