O que é psicografia?

Psicografia é a transmissão do pensamento dos espíritos por meio da escrita pela mão de um médium. No médium escrevente a mão é o instrumento, mas a sua alma, ou espírito nele encarnado, é o intermediário ou intérprete do espírito que se comunica. 

Trata-se de um dos tipos de comunicações inteligentes entre os espíritos e os homens. 

Há a psicografia imediata ou direta, quando o próprio médium escreve, tomando do lápis como para escrever normalmente, e a psicografia mediata ou indireta, quando o lápis é adaptado a um objeto qualquer, que serve, de certo modo, como um apêndice da mão, tal como uma cesta, uma prancheta etc.

Existe também a pneumatografia, quando é o próprio espírito quem escreve sem intermediário.

Para se comunicarem pela escrita, os espíritos empregam como intermediários certas pessoas dotadas da faculdade de escrever sob a influência da força oculta que as dirige e que obedecem a um poder evidentemente estranho ao seu controle, pois não podem parar nem prosseguir à vontade e, na maioria dos casos, não têm consciência do que escrevem. A mão é agitada por um movimento involuntário, quase febril; tomam o lápis, e assim o largam. Nem a vontade, nem o desejo podem fazê-los prosseguir, caso não devam. Assim é a psicografia direta.

As comunicações transmitidas pela psicografia são mais ou menos extensas, conforme o grau da faculdade mediadora. Uns apenas obtêm palavras; noutros a faculdade se desenvolve pelo exercício e escrevem frases completas e, por vezes, dissertações desenvolvidas sobre assuntos propostos ou abordados espontaneamente pelos espíritos.

Às vezes a escrita é clara e legível; outras vezes só é decifrável por quem a escreveu. Pela mão da mesma pessoa, a escrita às vezes muda e o mesmo tipo de letra se reproduz sempre que se manifesta a mesma entidade. Isto, entretanto, nada tem de absoluto.

 Na psicografia, a alma do médium representa, necessariamente, um certo papel, pelo menos como intermediária.