O que é Kardecismo?

Kardecismo é um termo equivocado. Não existe uma doutrina, religião ou escola filosófica de Allan Kardec. Há o espiritismo, que é único.

Espiritismo foi uma palavra inclusive criada por Allan Kardec, no século 19, e que abrange o estudo dos fenômenos e do mundo dos espíritos, os seres inteligentes do Universo.

Kardec adotou a palavra espiritismo como algo específico, para diferenciar de espiritualismo, escola mais abrangente que envolve a todos que admitem haver algo além da matéria. Por isso, todo espírita é um espiritualista, mas nem todo espiritualista é espírita.

Kardec se debruçou sobre o estudo das manifestações espíritas e realizou um intenso trabalho de analisar e colocar em ordem tudo o que descobria, surgindo daí a doutrina espírita ou espiritismo. Não existe, portanto, kardecismo.

Também, o que não se encaixa nos postulados espíritas não pode ser chamado de espiritismo, definido como uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

O mundo dos espíritos sempre existiu e foi descortinado para a humanidade pelos próprios espíritos. Trata-se portanto de obra coletiva, e não individual, de Kardec, como se fosse uma concepção humana.

Correio.newsComentário