Quadro raro de Allan Kardec é doado a Centro de Cultura

Por Izabel Vitusso

Após ter sido fundada no final do século 19 por um dos pioneiros do espiritismo na França – Pierre Gaëtan Leymarie –  e sobrevivido às duas grandes guerras, a centenária livraria Leymarie encerrou definitivamente suas portas em dezembro de 2021.

Ela funcionou por mais de 120 anos em uma das ruas mais antigas da cidade de Paris, na margem esquerda do rio Sena, à rue Saint-Jacques. Ao longo das décadas, passou por diferentes proprietários e teve suas atividades paralisadas em alguns períodos, até chegar à sua última gestão com a família Chigot.

Felizmente, antes da entrega do ponto comercial, a pintura a óleo do professor Denisard Hippolyte Léon Rivail, que adornou uma das paredes da livraria por mais de um século, foi adquirida pelo museu AKOL – AllanKardec.online, de São Paulo.

Este importante quadro é parte da história e da memória do espiritismo, trazendo a imagem do professor Kardec em seu ambiente de trabalho. A cena foi imortalizada pelo pintor St. Georges, cuja completa identidade precisa de maiores pesquisas por parte dos experts no assunto.

No último dia 7 de agosto, em evento de comemoração ao 18º ano de existência do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, a obra foi entregue à presidente da casa, Julia Nezu, que recebeu a placa comemorativa das mãos do curador do museu AKOL, Adair Ribeiro Jr., formalizando a doação da pintura ao acervo. 

A pintura, que mede cerca de 1,70 X 1,20 cm, deverá passar por  processo de análise por peritos para identificar a possível data de criação, a identificação completa do artista,  o reconhecimento das técnicas de pintura utilizadas e também ajudar a definir a melhor forma de preservação. 

Todo cuidado será pouco, diante desta rara peça de arte que enriquece o a memória do espiritismo, trazendo cenas que protagonizaram o trabalho de Allan Kardec em sua grande tarefa da codificação.