Correio.news

View Original

Fenômeno mediúnico

Sempre comentado e tão pouco compreendido
Herminio Miranda, aos 92 anos, alerta sobre o verdadeiro valor da comunicação entre os espíritos.

Pelo simples fato de dispensar comentários, por sua experiência e seriedade na pesquisa da fenomenologia espírita, notadamente na análise da mediunidade, o autor Herminio C. Miranda coloca nas mãos de estudiosos, curiosos e críticos um verdadeiro manual sobre o assunto.

Saindo em defesa da mediunidade como instrumento natural de comunicação entre os espíritos – encarnados e desencarnados – a obra O que é fenômeno mediúnico (Editora Correio Fraterno) não só conceitua como explica e comprovaMerece estar presente no acervo de quem quer que se interesse pelo tema, principiantes ou letrados no conteúdo espírita, sendo de extrema valia pelo seu conteúdo esclarecedor, com argumentos simples e irrecusáveis, que podem ser confirmados através da própria história da Humanidade.

Fenômeno natural, de todos os tempos, a mediunidade é tratada por Herminio Miranda não somente no seu aspecto conceitual, baseado nos princípios explicados pelo espiritismo, que tem em O livro dos médiuns, de Allan Kardec, mas também pela evidência lógica de fatos históricos a acompanhar momentos políticos e culturais que embalaram o mundo, transformando-o em cenário de guerras ou de exemplos de paz, demonstrando que a realidade é única, mas tem duas faces. Pode o espírito estar no corpo físico ou não – visível ou invisível sem jamais deixar de existir, atuar e influenciar.

Com uma obra totalmente repaginada, revisada e atualizada pelo próprio Herminio Miranda, a editora Correio Fraterno, programando a Série Começar, inicia com O que é fenômeno mediúnico um momento importante na linha editorial espírita, em tempos em que as mídias estão recheadas de informação sobre mediunidade, paranormalidade e fenômenos, muitas vezes despejando informações e conclusões contundentes, e nem sempre verdadeiras, pela falta de um conhecimento específico sobre o assunto, que exige estudo por estar baseado em todo um sistema, com seu conjunto de conceitos próprios, trazidos pelos espíritos e codificados, em Paris, no século XIX, por Kardec.

Como é ressaltado na apresentação da obra O que é fenômeno mediúnico, neste livro, “pode ser visto na sua singeleza natural, sem a capa do tecnicismo que muitas vezes, embora aceitável, complica o entendimento de quantos desejam apenas ter o conhecimento básico para melhor orientar-se na vida”. Para quem pretende ir mais a fundo, há dezenas de referências bibliográficas pesquisadas e estudadas pelo autor.

“A intenção aqui foi a de mostrar o fenômeno mediúnico – e seu complemento, o fenômeno anímico – ao vivo, no exemplo ilustrativo, nas consequências que acarreta, nas mudanças de rumo que suscita”, explica Herminio Miranda. “Nosso respeito pelo leitor leva-nos a tentar pensar juntamente com ele e não por ele”– enfatiza.

Herminio deixa claro a importância do fenômeno mediúnico não apenas pelo seu lado espetacular ou dramático. Segundo ele, muitos ainda não se deram conta de que há um insistente recado de uma transcendental realidade espiritual que clama há milênios por aceitação e compreensão, como fator decisivo na reordenação do mundo em que vivemos.

Vale a pena conferir não somente o que é, mas como o tal fenômeno influenciou ao longo da História profetas, rainhas, faraós, escritores, presidentes, artistas, cientistas e filósofos – a vida enfim.