Correio.news

View Original

Sentimentos ruins provocam doenças?

Por João Batista Kosmiskas*

Gostaria de saber mais sobre as funções do perispírito, principalmente no que diz respeito à somatização de nossas angústias que geralmente produzem as chamadas 'doenças' no corpo físico.
Marcelo Filippo, por e-mail

Todos nós já presenciamos queixas de pessoas quanto a problemas físicos resultantes de seus próprios desequilíbrios emocionais. São exemplos corriqueiros as alterações da pressão arterial de 'fundo' nervoso, as irregularidades do batimento cardíaco diante das boas ou más notícias, os desarranjos intestinais diante do medo ou na antecipação de provas, viagens e muito mais.

Menos corriqueiros, infelizmente não raras, são consequências desastrosas dos destrambelhamentos nervosos, onde vemos os quadros agudos dos ataques cardíacos, dos derrames cerebrais e muito mais.

A medicina procura explicar esses fatos através dos mecanismos fisiológicos da tempestade dos neurotransmissores cerebrais e do sistema nervoso autônomo que, num momento de descontrole emocional do 'morador' do corpo físico, pode determinar lesões funcionais ou até a morte.

Mais ainda, a medicina hoje tem a certeza de que determinadas patologias têm como origem os desequilíbrios comportamentais, denominados doenças psicossomáticas. Longa fila de sofrimentos está incluída nesse grupo: gastrites, colites, alergias, arritmias, lúpus, tireoidites, alergias...

Observam que pessoas dadas à tristeza, à depressão, à irritabilidade, à agressividade, à cólera, à menos-valia de si mesmos, os críticos, os desesperançados... são dados a determinados quadros de adoecimentos mais comuns que aqueles que, contrariamente, são alegres, compreensivos, resignados, equilibrados.

Apesar das pesquisas, tímidas, ainda limitadas aos fatores orgânicos, não explicam como isso ocorre.

Então a ciência espírita, com fundamentos filosóficos e com consequências morais, a qual estuda a relação entre os espíritos, incluindo os encarnados, também estuda as relações dos nossos comportamentos, positivos e negativos, sobre nosso corpo físico, na chamada fisiologia transdimensional.

Os livros da coleção Nosso lar trazem abundante material de estudo àqueles que se interessarem. O benfeitor esclarece que:

1) "toda perturbação mental é fonte de graves processos patológicos e afligir a mente é alterar as funções do corpo. Por isso, qualquer inquietação íntima se chama desarmonia e as perturbações orgânicas chamam-se enfermidades"

2) "Todo estado de cólera, ressentimento, desânimo ou irritação ocasiona desarranjo, desequilíbrio e doença na comunidade celular. Pois, a vida orgânica é baseada na célula e cada célula é um centro de energia."

3) Salienta que produzimos pensamentos terríveis e destruidores, que segregam matéria venenosa, que impregna o corpo perispiritual, intermediário entre a mente e o corpo físico, que é imediatamente atraída para o nosso ponto orgânico mais frágil, o chamado pela medicina oficial de 'órgão de choque', determinando doenças funcionais ou lesionais.

4) Também sugiro a leitura da mensagem de Joaquim Murtinho, no livro "Falando à Terra", intitulada "Saúde", também de psicografia de Chico Xavier

1- Nosso lar, André Luiz, psicografia de Chico Xavier, FEB.

2- Missionários da luz, cap. 19, psicografia de Chico Xavier, FEB.

3- Livro da esperança, lição 54, Emmanuel, psicografia Chico Xavier, CEC.

4- Falando à Terra Espíritos diversos, FEB.

*João Batista Kosmiskas é ginecologista, orador e expositor espírita. Realiza grupos de estudos das obras de André Luiz no Centro Espírita União, em São Paulo.

(Publicado no jornal Correio Fraterno - edição 450 março/abril 2013)