Correio.news

View Original

O que é romance espírita?

O romance espírita é forma literária que conta uma história com ideias espíritas, abordando temas diversos que incluem desafios e superações. Eles falam de histórias recheadas de emoção e conflitos, como é a vida de todos nós.

Como explica a médium e escritora espírita Sandra Carneiro, “Nos vemos ao longo da narrativa, em muitas situações. E de repente, sem esperar, em meio ao prazer da leitura, nos deparamos com a resposta para muitos de nossos questionamentos. Encontramos alternativas diferentes para problemas que estamos enfrentando e os livros, então, se tornam mais do que uma distração, ou uma fonte de informações. Eles se transformam em verdadeiros companheiros de jornada”.

Normalmente, os romances espíritas são histórias verdadeiras e as ideias relacionadas ao espiritismo podem ser dominantes, servindo de pano de fundo ao tema abordado, ou apenas complementares. É assim que essas histórias vão abordar temas como mediunidade, vidas passadas, conhecimento da lei divina, influência dos espíritos etc. O mais importante é que estejam de acordo com os princípios do espiritismo que estão apresentados e desenvolvidos nas obras de Allan Kardec. Se não estiverem, não serão espíritas, mas espiritualistas.

O que é um romance psicografado?

Um romance psicografado é aquele que o médium escreve sob a influência de um ou mais espíritos. São os romances mediúnicos. O espírito escreve através de outra pessoa, utilizando-se do seu corpo físico (o espírito atua diretamente sobre a mão do médium) ou da sua mente (inspirando-lhe as ideias, o pensamento).