Correio.news

View Original

Liga de Pesquisadores do Espiritismo completa 20 anos e já prepara o Encontro anual

4º Encontro da Liga, no ano de 2008: membros da comissão organizadora

Presença assegurada na agenda anual de pesquisadores espíritas de todo o país, o Enlihpe – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – começa a ser preparado para a edição 2022. Será o 17º Encontro, que acontece dias 27 e 28 de agosto na cidade de São Paulo. 

O evento representa um espaço privilegiado no movimento espírita brasileiro, onde são apresentados e discutidos trabalhos e também propostas de investigação científica sobre a temática espírita. Criada em 2002 no formato virtual pelo historiador e pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro, a Liga de Pesquisadores passou ao longo dos anos a aglutinar inúmeros estudiosos interessados no desenvolvimento de estudos na área.

Coerência doutrinária na pesquisa espírita

A proposta do Enlihpe 2022 é receber trabalhos que fundamentem a questão da coerência doutrinária e seus diversos aspectos na pesquisa espírita. 

Segundo um dos organizadores do evento, Alexandre Fonseca, a ideia é propor um olhar para a fidelidade ao corpo da doutrina, muitas vezes descaracterizada, dadas as interferências de aspectos conceituais de outras religiões, filosofias ou ciências dos fenômenos espirituais. “O objetivo é perguntar se é possível estabelecer uma identidade clara, a partir da qual seja possível averiguar minimamente a consistência e a coerência de cada proposta, em face de um paradigma ou de uma identidade espírita. 

“Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo” 

Os melhores trabalhos selecionados ao longo dos 20 anos de Encontros foram organizados em livros-coletâneas e publicados sob o nome “Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo", contando ao todo com sete volumes, dentre eles: O espiritismo visto pelas áreas do conhecimento atuais, Novos estudos sobre a reencarnação, A sobrevivência da alma em foco, O espiritismo da França ao Brasil. (Livraria Candeia: www.candeia.com)

Informações sobre como participar: www.lihpe.net