Correio.news

View Original

Bezerra de Menezes ganha memorial em Fortaleza

Por Izabel Vitusso

 

Sala Chico Xavier: Materiais históricos também de outros expoentes do espiritismo

Foi inaugurado no dia 22 de junho o espaço para homenagear e preservar a memória do escritor, político e médico cearense Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti. Localizado em um dos castelinhos da praça Luíza Távora, no bairro Aldeota, o Memorial Bezerra de Menezes – MEBEM – reúne acervo fotográfico, documentos e objetos pessoais que revelam parte da história do brasileiro que acabou ganhando notoriedade desde o tempo do Brasil Imperial.

Nascido em 1831, no município de Riacho do Sangue – hoje Jaguaretama –, Bezerra mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou medicina, ingressou na política e se tornou um dos maiores expoentes da doutrina espírita no Brasil. No Rio, acabou recebendo o codinome de “Médico dos pobres”, por dispensar o pagamentos das consultas às pessoas sem condições de arcar com as despesas, conduta que acabou tendo forte apelo popular e o levou, na vida política, a exercer quatro mandatos parlamentares. 

Da pesquisa ao Memorial

O projeto de preservação da memória de Bezerra de Menezes ganhou grande impulso com a determinação do professor de história Luciano Klein, movido  pelo desejo de recuperar a  história do espiritismo no estado do Ceará. Presidente atual da Federação Espírita do Estado do Ceará, o pesquisador lançou no ano passado a obra Bezerra de Menezes - O homem, seu tempo e sua missão, depois de trinta anos levantamentos e estudos sobre o assunto, com textos, fotos inéditas, casos de socorro por ele prestados, dentre outros fatos. 

Luciano Klein, idealizador do Memorial e o ator Itami de Moraes, representando Allan Kardec

“Doutor Bezerra foi e continua sendo o protótipo de um verdadeiro homem de bem. Alguém que lutou pela paz no mundo, que viveu em função do semelhante”, define Luciano.

Segundo ele, o Memorial, fundado como uma associação civil sem fins econômicos, desenvolverá eventos com o objetivo de promover a cultura e a pesquisa espírita no aspecto histórico, filosófico, científico e religioso, assim como inciativas identificadas com a paz e com o bem comum. 

Além de Bezerra de Menezes, o MEBEM traz também materiais históricos do médium mineiro Chico Xavier, do orador cearense Vianna de  Carvalho, do pesquisador Herminio Miranda e outras personalidades de atuação no movimento espírita. (Colaboração: Tarcísio Matos)