Correio.news

View Original

O transporte espiritual de um caramujo

Você sabia que existe um fenômeno capaz de transportar objetos a grandes distâncias?

Na década de 1950 o médium Chico Xavier estava na reunião mediúnica no Centro Espírita André Luiz, em Pedro Leopoldo, MG.  E ao seu lado se encontrava o médium Joaquim Alves. De repente, em volta este surgiu um barulho, como se um pequeno objeto tivesse sido arremessado ao chão.

 

Chico Xavier logo então deu a notícia:

– Scheilla lhe deu um presente1!

Joaquim Alves olhou ao redor e viu que havia no chão um grande caramujo. Ele pegou-o, admirado por ver que ele ainda permanecia molhado com água salgada e gelada e impregnado com restos de areia fresca. O caramujo era estriado com delicadas cores.

Emocionado, o médium disse: "Scheilla o transportou para nós".

E acrescentou depois:

"Estávamos a centenas de quilômetros de uma nesga de mar, em manhã de sol abrasador que crestava a vegetação e, em nossas mãos, o caramujo que o Espírito Scheilla nos ofertara, servindo-se da mediunidade de Chico Xavier!2


Fenômeno raro

O fato que se deu é conhecido como fenômeno de transporte, uma subdivisão do que no espiritismo é chamado de manifestações físicas, ou seja, ações que se desenvolvem no nosso plano físico movidas pela vontade de um espírito.

Trata-se do transporte espontâneo de objetos que não existem no lugar da reunião. Geralmente flores, frutos, confeitos, joias. Essas ações acontecem quase sempre da boa intenção de um espírito, pela natureza dos objetos e pela maneira suave e delicada como são transportados.

É tido como fenômeno muito raro, que necessita da presença de um médium dotado no mais alto grau das faculdades mediúnicas de expansão e de penetrabilidade. Esses fenômenos são ainda mais difíceis de serem vistos em público, onde quase sempre se encontram vibrações refratárias, que paralisam os esforços do Espírito, e influenciando também a ação do médium.3

Chico Xavier foi um notável médium de efeitos físicos, mas por orientação de Emmanuel, restringiu-a para não prejudicar sua tarefa com os livros.

1 Scheilla é um espírito muito querido, que começava a se manifestar em reuniões de efeitos físicos. Ela viveu na Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial, onde trabalhou como enfermeira.

2 Chico Xavier: 40 Anos no mundo da mediunidade. Roque Jacinto. Luz no Lar.

3 O livro dos médiuns, cap. 5. Allan Kardec. FEB.